The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 17 de junho de 2018

Por que as pessoas estão sempre lendo os mesmos livros?

A culpa é das listas. Há muitas por ai. Na verdade são livros com listas. O primeiro a desbravar esse caminho foi 1001 livros para ler antes de morrer. Depois vieram outros 501  grandes escritores, 501 livros que merecem ser lidos e o mais recendo O Livro da Literatura. Todos tem a mesma premissa. E todos trazem títulos que não são mais publicados. Títulos que nunca foram traduzidos e autores que não circulam por aqui obrigando os leiteiros a ler em inglês ou outro idioma. 

Resultado de imagem para livros com listas de livros

Até mesmo as editoras já entraram nessa febre publicando ou republicando alguns títulos dessas listas. Ótimo, para quem estava se descabelando por ter que ler em inglês.

Resultado de imagem para 501 grandes escritores

Será que é tão importante ler a Epopeia de Gilamesh, quando nem se leu Os Lusíadas? 
Ah, mas eu já li  Os Lusíadas. Muito bem. 

Resultado de imagem para 501 escritores

Eu sempre quis ler Mahabarata, mas só tem edições reduzidas, então vou ter ler em inglês ou me contento com o que temos.

Resultado de imagem para livro da literatura

Por que ler Beowulf. Isso vai mudar a minha vida? Que conexão eu tenho com esse livro? Por que me obrigar a ler livros só porque está na moda ler ou porque alguém resolveu fazer um projeto de leitura e eu quero, eu cobiço o mesmo.

Essas listas tem muitos autores que foram lançamentos recentes e as editoras tem interesse em vende-los. O resto é o de sempre, os clássicos. Não precisa que alguém te diga quais clássicos ler. Eles existem há séculos. 

Mas que tenho eu com suas escolhas. Cada um é livre para ir pelo caminho que quiser ou se quiser seguir a manada, digo as listas, então siga. Eu já cogitei comprar um desses livros, mas o que me interessa mais 1001 livros está fora de catálogo. Quem tem não vende e se vende quer mais do que vale. 

Talvez quem tem algum desses livros de listas devesse guardar para os filhos lerem também, E guardar os livros que comprou assim pouparia os filhos de garimpar tudo de novo.

Aguardando um livro/lista com os livros que o Lula leu na prisão

Nenhum comentário: