The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 30 de junho de 2009

Pedrouzo-Monte do Gozo-15Km


Quando desço para tomar café quase todo mundo tinha debandado. Não vi os italianos saírem. Afinal nos despedimos tantas vezes que nem fazia mais sentido despedir-se outra vez. Na cozinha falo com uma coreana que não sabe nada sobre budismo. Ainda fico me perguntando como alguém vem de uma tradição para outra ignorando o que é milenar em seu país. Saio 7:30. Tranquilamente, pois, é um trecho curto até Monte del Gozo. Paro varias vezes para apreciar o caminho. Em um bar para tomar café e comer Tarta de Santiago.


O pessoal que vai à Santiago pega o rumo e vou até o o monumento que fica antes do albergue. Tiro fotos. Depois vou até o albergue. O lugar é imenso. São muitas unidades. Cada uma com pelo menos 100 camas. Cada quarto tem quatro beliches. Nessa unidade (29) tinha uma cozinha toda equipada. Só não tinha geladeira. Os chuveiros com porta. Enfim um lugar descente como diria a italiana Antônia. A entrada é pelo bloco 29.

Tem um restaurante. Lojas de lembranças máquinas de café é refri. Uma parte também é ocupada pelo Intern. Hostel.

Já tinha visto ele, mas não tinha me dado conta que estava fazendo o Caminho. Era Ernesto, um burro que veio com um casal de franceses desde os Pirineus. E Ernesto iria até a Catedral de Santiago. Ele tinha credencial e receberia sua Compostelana.


Fiquei no quarto com duas alemãs. Uma delas só falava alemã e russo e a outra tinha que fazer a tradução. Uma italiana que ainda não tinha visto também ficou conosco. Ou seja ficamos em quatro no quarto.

Lavei toda minha roupa. Havia bastante sol e secou rápido. Aqui nesse albergue pode-se ficar até três dias. O que é mais vantajoso que ficar em Santiago. Lá é mais caro. Aqui fica-se esses dias por 3 euros cada dia. Dá para ir à Finesterre daqui e de ônibus pelo mesmo valor do ônibus de linha e dá para ir à Santiago à pé e depois voltar de ônibus para Monte del Gozo.
Isso para quem não for à Finisterre à pé ou tiver tempo para ir depois também vale a pena.

O hospitaleiro era homem e muito simpático nem parecia galego. Cheguei a perguntar se ele era só para confirmar, mas tinha cara de cigano.

Nos albergues da Xunta ao que parece os hospitaleiros não são voluntários e sim funcionários da província. Portanto só estão ali para carimbar a credencial e receber o dinheiro. Não se pode esperar mais deles. Nem simpatia, nem compaixão.Mas se vc. falar galego vai ter tratamento diferenciado.

O Monte del Gozo fica numa área que chamam de San Marcos. Tem a igreja de San Marcos.

Tem um mercadinho onde dá para comprar algumas coisas e tomar café. Indo em direção ao asfalto tem mais opções de comércio. Hotéis e restaurantes.

Nenhum comentário: