The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mansilla de las Mulas -León-16Km

Muita gente parece que irá até León de ônibus e dali para La Virgen del Camino.

Decido ir andando seguindo a proposta de andar todo o Caminho. O caminho não é como o guia dos alemães descreve. Não é nada de mais. Boa parte beirando o asfalto, mas tranquilo. Na entrada da cidade vejo uma loja El Corte Inglés e vou até lá para ver se tem alguma coisa interessante. Nada.

Volto para o lado esquerdo da rua e alcanço o casal de italianos. Sigo com eles. Na encruzilhada entre os dois albergues eles optam por ir ao das irmãs Beneditinas. Vou com eles. Depois nos arrependemos. O Albergue não tem cozinha. Mas pelo menos separam mulheres num quarto, homens noutro andar e casais. Pela primeira vez durmo bem. Deve ter sido a ausência quase total de roncos no ambiente.
Fica provado pela experiência que os homens roncam mais que as mulheres.

Ando pela cidade. Vou a catedral. Relembro que já estive ali. As mesmas lojinhas de lembranças. Entro na Catedral de León. É sempre frio dentro das catedrais.

Em frente dela sento num banco e logo vem um velhinho curvado sentar-se. Me pergunta se fumo e começa a falar da quantidade de espanhois que tem morrido por causa do fumo. Ele fala em números assustadores. Não duvido que morra bastante gente mas não tanto quanto ele diz. Me indica um lugar onde posso comer por 0,60 centavos. Se oferece para me levar lá. Digo que não é necessário. Depois de insistir muito e não conseguir me levar para almoçar de graça foi-se embora.

Perto do albergue tomo um café Illy um um bar de uma italiana. Tem pizza e como um pedaço. Não há muito o que fazer.

Os italianos aparecem e querem ir comer algo. Falo da italiana e eles querem ir lá.
Comem pizza e tomam refri. Recuso porque acabei de comer, mas me forçam (estilo italiano sempre te empurrando comida)a comer com eles. Como um pouco e o italiano acaba de comer meu pedaço de pizza.

Vamos ao supermercado.

Depois ainda querem que eu coma apricot por que não querem levar peso. Aceito mas digo que vou guardar para amanhã. Se vc. recusa eles ficam ofendidos.

Na cozinha que não é cozinha alguns rapazes nos oferecem vinho. Aceito. O italiano quer saber porque León. De onde vieram os leões. Na Espanha não tem Leões. Os rapazes não sabem explicar. Italiano diz que foram os romanos que trouxeram esse símbolo para a Espanha. Onde os romanos não foram? Ainda bem que não descobriram o Brasil.

Á noite uma das irmãs vem ao quarto fazer um arrastão nos peregrinos. Convoca-os para a missa dos peregrinos.

A missa tem momentos cantados e as irmãs cantam bem, ao estilo beneditino.

Nenhum comentário: