The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Astorga-Forcebadón-21Km


A saída de Astorga é longa. Encontro com os dois franceses e vamos juntos.

Parei num bar em El Ganzo para tomar um refri e um pedaço de tortilla o cara me cobrou 2Euros pelo refri. Acho uma exploração. Os dois brasileiros estavam lá. Hoje vão até El Acebo. Estão sem mochilas. Pagaram um taxi para levar. Pergunto quanto custa para levar as mochilas? 7 Euros. Depende do lugar e pode ser menos.

Na entrada de Santa Catalina de Somosa um senhor talhava um bastão. Me ofereceu um. Será que vou precisar a partir daqui. Começam as descidas quilométricas.

Trajeto tranquilo exceto pelos últimos quilômetros de subida em trecho de pedra. O ar começa a mudar e fica mais frio. Forcebadón é um ponto de passagem dos peregrinos e alguns mais cansados param ali. O lugar vive do Caminho. Não deve ter mais do que dez habitantes temporários. Casas rústicas de pedra, uma igreja de pedra, uma pousada (Casa Rural), três albergues, dois privados e um Paroquial. O Albegue Paroquial, onde fiquei tem 04 beliches e 10 calções. Por tanto 28 lugares. Quem chegar primeiro e não se importar com o ambiente espartano, vale a pena: A noite é servida uma sopa, vinho e água com rodelas de limão galego. No dia seguinte os peregrinos são acordados às 5:00 para se prepararem para o café tb. oferecido pelo alberque sem custo adicional. O Alberque vive de donativos. Alguns caem na tentação de não pagar nada, mas o que se tira do Caminho mais a diante o Caminho nos devolve. Então é aconselhável não trapacear. Pagar pelo menos 5€. Se fossemos comer no restaurante e tomar café custaria muito mais.

O casal de italiano também fica no Albergue Paroquial. Hoje não tem pasta apesar de ter cozinha eles só vão comer a sopa da noite.

Algumas moças que pensei que fossem americanas são na verdade sul africanas.

No albergue duas francesas que vêem caminhando desde Le Pui se ofereceram para dividir a máquina de lavar comigo e assim juntamos nossas roupas e pagamos cada uma 1€.


A hospitaleira agradeceu por todos estarem ali e pela refeição. Já que ninguém quis fazer um agradecimento uma australiana cantou e fizemos coro.

O hospitaleira de Forcebadón é texana. Foi um dos lugares mais legais que fiquei no Caminho. Mas os hospitaleiros/ras não são sempre os mesmos. Ficam em geral 15 dias no local e depois vão embora ou vão para outro albergue.

Qualquer um que tenha feito o Caminho pode se candidatar à ser hospitaleiro. Basta escolher onde quer ficar e informar o período que estará disponível.

Nenhum comentário: