The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Como Montar uma Mesa de Sinuca Improvizada.
















Meses oficiais ou mesmo residenciais custam caro e ocupam espaço. Uma mesa velha pode servir ou uma tábua larga, lâminas de compensado, MDF, MDP revestido, (ver lojas de construção. A lâmina não pode ser muito fina pq. pode se deformar. A medida de mesa mais usada no Brasil é 2,84x1,42, mas não precisa seguir a risca essa medida. Dois cavaletes para apoiar a lâmina. Depois é só nivelar para que não fique um lado mais caído e outro levantado. Um pano sobre a mesa, não precisa ser o típico feltro, mas tem que ser um que propício o deslizamento das bolas. Vai ser necessário recortar os seis pontos na mesa ou na madeira para colocar a guarnição e a rede de caçapa. Tacos podem ser inteiriço ou desmontáveis. Com os mais simples e baratos já dá pra se divertir. Um jogo de bolas também pode ser adquirido e outros itens. Mas para começar não precisa comprar tudo. Onde comprar? Na Tacolandia pode-se comprar tanto pela Internet ou na loja física pra quem mora ou vai à SP. Ai encontra-se: Guarnição que essa é peça preta em curvim para costurar a caçapa e os tacos. Há vários tamanhos de tacos. Para quem for mais alto tem tacos até 1,60, tacos médios de 1,20 e 1,44 e para crianças de 0,80 cm. Melhor seria testar antes ou já saber qual o taco ideal para vc. Há quem diga que quanto menos taco sobrar na sua mão melhor. Eu prefiro tacos de até 1,20.

E se não quiser gastar com tudo isso dá para improvisar mais ainda. Com uma tábua faz-se apenas a tampa da mesa e coloca-se essa tampa sobre uma mesa qualquer como suporte. As guarnições podem ser de borracha (pneu de carro ou bike) e as casapas podem ser de latinha, os tacos podem ser cabos de vassoura. Bom por ai vai só usar a imaginação. Só compra as bolas.

Simplificando mais ainda: dá para encher saquinhos com areia ou terra e tapar as beiradas de uma mesa qualquer deixando só os espaços das caçapas. Ai nos espaços faz um saquinho em C e não corta nada da mesa. Quando a bola entra no C considera bola dentro e pronto. É a mesa mais simples que se pode ter sem precisar alterar nada.


A tampa de uma mesa oficial é de mármore por isso a mesa é tão pesada. Uma tampa feita de outro material pode deformar e precisa ser bem nivelada. É claro que uma mesa improvisada é apenas para brincar e não se constitui numa mesa de fato. Um video mostrando o complexo processo que envolve fazer uma mesa de verdade. E um projeto em inglês de mesa de sinuca.










No BilharMais dá para comprar as bolas e outros acessórios. Se for via internet é mais conveniente esta loja. Se for pessoalmente a outra tem preços bons.


Bolas numeradas de sinuca (Bola Oito), bolas de duas cores de Mata-mata,snooker regra internacional (inglesa). As bolas numeradas são as mais usadas e mata mata são as mais acessíveis. As bolas da regra inglesa são para campeonatos internacionais.A mesa para jogar na regra inglesa é maior que a mais comum encontrada em bares. Eu prefiro a regra inglesa, mas jogo mais a Bola Oito.



Uma aula em vídeo com um mestre da sinuca. E livros de sinuca.


 

2 comentários:

Ariana disse...

Muito boa essa idéia, achava q. pra montar uma mesa se sinuca era o maior trampo!Comecei a jogar sinuca só pra nao passar vergonha c/ amigos, e agora cá estou querendo uma mesa rssss...Miguelito vai adorar, já q. criança ñ entra nos bases sinuqueiros dessas bandas de cá.Valeu!

Anônimo disse...

Achei bem legal a ideia, mas agora encontrei uma mesa de jantar lindíssima que se transforma numa mesa de sinuca e to adorando.
http://www.decoratudo.com.br/