The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Cebreiro-Triacastela-22Km


Saio às 7:00 pois mais cedo não há visibilidade. Descemos até Hospital de la Condesa. Paro para tomar café e encontro os franceses no bar.

Em Alto do Poio paro em um bar para ir ao banheiro e comer meu sanduíche. Compro um refri.

Muitas passagens pelo meio de estrebarias. Num trecho tenho que parar para esperar as vacas passarem. Elas tem prioridade no caminho. Começa a chuviscar mas logo passa.

No final é todo descida. Meu joelho ainda doe das sucessivas descidas.

Chego cedo em Triacastela. O Albegue da Xunta não me inspira a ficar vou adiante e fico no Albergue privado Refugio del Oribio. Ainda não tinha aberto mas o senhor deixa eu colocar a mochila no quarto.

Logo ouço a voz dos italianos e vou saúda-los. Para quem não ia mais se encontrar...

Lavo as roupas e não tem onde entender a não ser na rua. Vou ao mercado ao lado do albergue. Preços maiores que o normal. Compro pouco. Depois descubro o mercado Estanco. Mas o dono parece que faz jus ao nome ou não está num bom dia.

Os italianos querem fazer La Pasta e como o texano também está no albergue combinamos que comprarei o vinho. Eles vão na missa e eu fico encarregada de esquentar água. Mas como demoram já coloco a massa para cozinhar. Há dois pacotes e coloco um quando a italiana chega e me diz que são os dois. Dois! Ajudo a cortar la pancetta (bacon) e L. bate os ovos. Será um macarrão à carbonara. Não tenho cavatappi (saca rolhas) e um alemão empresta seu canivete. Os italianos compraram toda a comida e não querem saber de dividir a despesa.

Chega mais um italiano e uma francesa e eles se juntam ao grupo. Jantamos e conversamos. Tenho que traduzir as perguntas dos italianos ao texano. L. quer saber o que o texano faz, mas ele desconversa. A esposa pede a L. que tenha um pouco de tato. O italiano não tem simancol e fala que as francesas são nariz empinado e falam sem parar. Ainda bem que a francesa não entende o que ele diz.

Nenhum comentário: