The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Monte do Gozo-Santiago de Compostela-Madrid


São 4Km até Santiago. Saio 7:30. Poderia ter saído mais tarde, não aquento esperar.

O trecho é bem sinalizado. Encontro um espanhol e ele está com pressa e acabo indo mais rápido do que pretendia. Vamos à Oficina de Peregrinos buscar a Compostelana. Ainda não estava aberto, mas a fila é grande. Esperamos abrir. Preencho uma folha com alguns dados. Pago 3 euros incluído um tubo para guardar a compostelana e pra guardar a mochila na Oficina até a hora do trem. Na estação de trem não tem guarda volumes.
Depois de 12 anos retorno à Santiago de Compostela. A cidade mudou muito.

Fotos em frente à Catedral. Entro nela, circundo, vou ao túmulo de Santiago e depois subo as escadas atrás do altar onde tem um busto do apóstolo todo encravado de pedras preciosas. Faz parte do ritual do peregrino abraçar o apóstolo. As colunas do apóstolo, onde se colocava a mão ao chegar, foram retiradas e ficam dentro da igreja protegidas por vidro. Ainda é cedo e a missa dos peregrinos é à 12:00. Vou ver onde tem Internet e à Oficina de Turismo pegar um mapa e ver  como ir à loja de Artigos desportivos Decathlon. Preciso de roupas. Me explicam onde pegar o ônibus. Volto à Igreja e encontro as duas francesas que não via desde Forcebedón. T. estava muito emocionada. Elas queriam sentar-se na lateral pois hoje o botafumeiro iria funcionar e na lateral ele fica balançando sobre sua cabeça.

Foi a parte mais emocionante da missa. Por que missa é missa em qualquer lugar do mundo. Mas o botafumeiro me fez chorar de emoção. Aquele cheiro de incenso no ar dá uma sensação boa.

Vi outras pessoas chegando com suas mochilas. Quase todos pareciam fascinados com o momento.


Acaba a missa me despedi das francesas e fui no cyber. Depois fui ver onde era a Rua de Hórreo e o Café Venecia,27, para esperar o ônibus C3. Descendo a Pç. do Obradeiro, Rua do Vilar até a Plaza de España à esquerda da praça já é a rua do Horreo. Nessa mesma rua descendo chega-e a estação de trem.


Quando chego no ponto já tinha passado o C3 e outro só dali há 30min. Vou no bar tomar café e  ao banheiro. Espero o bus e peço ao motorista para me deixar na loja. É bem fácil o acesso. A loja não é das mais grandes. Tem muita coisa,mas para vestuário feminino tem poucas opções. Acho camisetas dry por 7-9 euros. Compro duas e uma calça por 14 euros. Assim posso trocar de roupa e jogar duas camisetas que estão acabadas no lixo. O ponto do bus para volta é do outro lado da rótula. Na volta o bus passa pelo El Corte Inglès. Paro no primeiro ponto subindo a Rua de Hórreo e vou à estação de trem. Vou o banheiro e troco a camiseta velha pela nova. Subindo a Horreo encontro com as francesas e trocamos emails. Elas vão ver os horários de trem para voltar mas ficam ainda alguns dias entre Santiago e Finisterre.

Estou com fome e ao lado do cyber tem um Burger King. Depois de comer vou ao cyber fazer o check in de retorno de Roma e imprimir o bilhete.

Volto à Catedral. Dou mais uma volta vou ao túmulo vou até o busto do apóstolo, agora não tinha fila. Me despeço de Santiago. Busco minha mochila na Oficina do Peregrino e sigo para a Estação. No caminho vejo pessoas com sacolas de um supermercado. Paro um senhora e pergunto onde fica o super e ela me mostra. Compro pão, queijo, e outros itens para fazer sanduíche.

Em um canto da estação faço um revisão na mochila e descarto o que não preciso mais.

Agora é só esperar até às 22:30 para embarcar para Madri. No bar os espanhois que vão para Valência estão fazem uma boquinha.

Nenhum comentário: