The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Sindrôme do Peregrino.

Conheci um italiano que não queria chegar em Santiago pois não estava preparado para aceitar que o Caminho acabava ali. Não sabia o que faria depois. Nem para onde iria e não queria voltar para casa. Assim acontece com algumas pessoas ao chegarem em Santiago de Compostela ficam dando voltas e voltas. Não conseguem ir embora. Ficam aprisionados pelo vício de estar no caminho. Alguns voltam pelo caminho que vieram e retornam à Roncesvalles ou SJPP. Outros voltam em sucessivos anos como peregrinos ou como hospitaleiros nos albergues. Outros não voltam mais para casa.

Não quis pernoitar em Santiago. Preferi ficar no Albergue do Monte del Gozo e ir no dia seguinte. Fiz tudo que tinha que fazer e à noite voltei para Madri de trem.

Poderia ter ficado três noites no Albergue do Monte del Gozo. De lá é possível ir de ônibus à Finisterre, para quem não irá andando. O ônibus tem o mesmo custo do que sai de Santiago 2,25 Eu ida e o mesmo pela volta. Sai às 9:00 e volta às 15:00.

Além disso do albergue são 4Km até Santiago e tem ônibus circular de 30 em 30 min.
Custando 0,90 cents. O ônibus é o C-San Marcos. Em Santiago um albergue não sairá por menos de 12 Eu e a muvuca de gente chegando é grande. Sempre precisa reservar pois se for sem reserva pode não achar lugar. Quem fica em hotel não terá problemas, mas é bom reservar. Depois de um mês dormindo em beliches alguns preferem, ficar no hotel para enfim ter alguns dias de privacidade.

Nenhum comentário: