The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 5 de junho de 2018

Livro: Diário de Viagem- O Sincericídio de Camus

Resultado de imagem para camus diáriosQuando li as memórias de Simone de Beauvoir fiquei sem intender bem porque ela e Sartre romperam com Camus e porque ela detestava o autor de A peste.

Ao ler seu diário de viagens feitas à América e ao Brasil, Uruguai Argentina e Chile entendi um pouco do humor do filósofo-escritor. Alias do mal-humor. Achei típico da arrogância dos franceses. Aquele pedantismo que está incrustado em muitos deles. Sem nenhuma humildade. 

Camus fica mal nas viagens de navio. Em todas elas. Tem febre, mas em nenhum momento ele procura um médico. Estranho. Apenas reclama do excesso de encontros, visitas, debates, conferencias. 


Acha Nova Iorque horrorosa com neons por todos os lados.


O Rio, ele detesta. Acha sujo, caótico e cansativo. Isso em 1947.

Não gosta de quase ninguém com quem encontra. No navio vindo para o Brasil pensa em se jogar no mar varias vezes. Quando está com as pessoas quer estar só e quando está só se deprime. É o tipico insatisfeito. 

Vai à Bahia e não sei porque todo francês que vem ao Brasil os brasileiros levam para o terreiro de candomblé, que Camus chama de macumba. 

Acho que não publicaria esses diários. Primeiro porque são irrelevantes. Segundo porque só mostram uma faceta de Camus que pode, pelo menos entre nós brasileiros, afastar, por aversão, da leitura de sua obra. Para que isso não acontece, melhor não ler esses diários. O sincericídio do Camus é desnecessário e nada nos acrescenta.

Nenhum comentário: