The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 18 de junho de 2018

Sobre a Leitura e o preconceito de classe

É notório que quem lê com assiduidade e evolui em qualidade pode sim tornar-se uma mente pensante ou uma voz articulada na sociedade ou mesmo no mundo restrito de um quarto onde grava videos para o YT. Os exemplos são facilmente encontrados na rede.

Quando a acessória do ex-presidente Lula divulgou que a leitura tem sido uma das ocupações dele, bem como exercícios físicos, alguns seguidoras de um guro que vive no Arizona se apresaram em fazer as contas, já que divulgou-se que em 57 dias de carcere privado-como preso político que é, o ex presidente teria lido 21 livros. A tal seguidora surpresa, pois só deve ter visto os vídeos de seu guru, conclui que em média o Lula deveria ler 55 páginas por dia e que essa média era irreal, principalmente vinda de um semi-analfabeto.

Provavelmente a maioria dos brasileiros não lê 55 páginas por dia. Muitos não leem nenhuma porque estão trabalhando e não tem tempo de ficar na net propagando ódio de classe. Muitos sequer tem emprego. Os que sabem ler e os que não sabem.

Meu vô era semi analfabeto e foi nele que me inspirei para gostar de ler. Ele lia jornal e depois reunia as crianças para contar histórias adaptadas das notícias que havia lido. Meu pai estudou pouco e lia muito, pelo menos enquanto tinha tempo. Ser semi analfabeto não significa limitação.

O que o ex presidente faz é um bom exemplo não só a quem tem limitações mas a quem se sente diminuído pela sociedade. Ele diz a essas pessoas: Se eu que vim do sertão nordestino posso ler 21 livros em 57 dias vc. também pode. Ainda que seja menos, mas pode. E nem precisa estar preso.

Outra discípula do guru fez um vídeo dizendo que sabia porque o Lula tinha lido tanto. Dizia ela que era para diminuir a pena pois há uma lei estadual que dá esse beneficio a quem lê na prisão. Certo, é uma lei que teve inicio no estado do Paraná e depende de cada estado adotar ou não. Assim como o apenado pode solicitar redução de tempo de pena ao trabalhar no regime fechado ou semi-aberto, ou estudar, ele pode reduzir 3 dias a cada dia trabalhado ou estudado. Já o apenado leitor pode reduzir 4 dias de seu tempo de prisão a cada livro lido. Mas não basta ler o livro é necessário faze ruma resenha e esta ser aprovada por um examinador. Não acho que o Lula esteja pensando em solicitar o benefício, embora pudesse. Ademais depois de outubro sua prisão não terá mais utilidade e ele poderá sair dela. Mas suponhamos que ele lesse 100 livros em um ano. Então ele reduziria pela metade a pena, apenas lendo livros.

Lembro do Mike Tayson ter falado que lia muito na temporada que passou na prisão. Ler nunca é demais.

A moça do vídeo disse que não concorda com essa lei porque então o estuprador sairia rapidinho da prisão. Esses pessoas que ficam pondo seletividade em tudo. Se a lei existe ela é para todos. Mas ela quer escolher quem pode e quem não pode ter direito a lei. Tipo as pessoas que a cada dia das mães ficam indignadas porque a Richthofen ganha indulto do dia das mães. Então se alguém matar o papai noel não pode receber indulto de Natal? E aquele personagem de Ratos e Homens, do John Steinbeck, o George, que matava os coelhos, não pode ter indulto de Páscoa? Com certeza há muita seletividade na aplicação das leis. O processo do Lula está cheio de seletividade. Há muitos outros que cometeram crimes e tem provas e não estão presos. Porque não vem ao caso.

O que há é um ódio doentio ao ex presidente Lula. e qualquer coisa que ele fizer vai ser motivo desse lado do ódio vir a público mostrar quanto é seletivo no seu ódio também,

Que o Lula leia e leia muito, porque esses que fazem piada e chacota não devem ler nem bula de remédio, mas que lessem pelo menos 5 páginas por dia, quem sabe suas vidas seriam menos seletivas.

Caso você queira saber a lista de livros que o Lula já leu:

1.A Elite do Atraso-Jessé Souza
2.Homo Deus- Yuval Harari
3.Laika-Nick Adodzis
4.Os Beneditinos-José Trajano
5.O Amor no Tempo do Cólera-Gabriel Garcia Marques
6.Vá Coloque um Vigia- Harper Lee
7.Feminismo em Comum-Márcia Tiburi
8.O Último Cabalista de Lisboa-Richard Zimler
9.Um defeito de cor-Ana Maria Gonçalves
10.Dois Cigarros-Flávio Gomes
11.Quem Manda no Mundo-Chomsky
12,A Poeira e a Estrela-Maciel Melo
13.Esquerda do mundo uni-vos- Boaventura de Sousa Santos
15,A Melancia do presidente- Wellington Dias
16.Belchior-Apenas um rapaz latino americano- Jotabê Medeiros
17.O Voto do brasileiro- Alberto Carlos Almeida
18.O Sol na cabeça- Geovani Martins
19.O Último judeu. Uma história de terror na inquisição- Noah Gordon
20.Thomas Piketty e o segredo dos ricos- Ladislau Daebor
21. Ressurreição- Tolstoi
22.Vida-Biografia-Paulo Leminsky

Funte: Lula.com.br




Nenhum comentário: