The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 4 de abril de 2018

Ordem Cronologica Importa?

Resultado de imagem para ordem cronologica literatura

Enquanto alguns preferem ler autores em ordem cronológica prefiro ler de trás para frente ou em desordem cronológica. Do último ou do meio. 
Alguns livros como os Contos Completos de Clarice Lispector comecei de trás para frente. Funcionou bem, porque ela estava bem mais leve da metade para o fim. 

O início de um autor nem sempre é agradável de se ler. Ele ou ela ainda estão buscando um caminho, tateando no escuro. Então também pode ser penoso ler esses livros iniciais. Alguns podem desistir de ler esses autores se começarem por seus livros de estreia. Por outro lado para quem acha os livros mais maduros complexos pode ser uma boa começar com os primeiros. 


Foi assim que decidi reler a Divina Comédia começando pelo Paraíso. Não por não gostar do Inferno, pelo contrário, mas porque o Inferno é tão rico que se dá pouca atenção ao Purgatório e ao Paraíso. Quando eu li não dei muita importância ao que veio depois do Inferno. Quero recuperar esse espaço perdido. 

Li pouco Virgínia Woolf. Tenho as obras completas dela em e-book. Dei uma olhada e decidi começar do fim. Nesse obras completas o fim são suas cartas e diários seguida de uma biografia dela, depois crônicas,artigos que ela escreveu para jornais. Não deixa de ser um inicio no fim para só depois atacar os romances. 

É claro que um livro em si eu não leio trás para frente, pois acabo sabendo o desfecho antes de saber como se chagou até lá. E isso eu não faço. 

Nenhum comentário: