The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 11 de abril de 2018

Níveis de Leitura

Leitura Superficial: É aquela leitura sem grande atenção ao texto. Um ler por ler para passar o tempo.
Não se presta atenção ao enredo e aos personagens nem na estrutura do texto. Isso não interessa. O leitor superficial atem-se ao gosto-não gosto. É o que menos paciência tem com o livro e desiste dele logo no início. Portanto autores de livros de passatempo devem dar bastante atenção às primeiras 20 páginas para fisgar esse leitor do contrário será mais um livro que irá para uma pilha de não lidos e daí para os sebos.

Leitura Dinâmica: É uma técnica de leitura vertical onde se capta algumas palavras chave e não o texto todo. Não é indicada para livros de literatura. Mas pode ser usada para estudo de escola ou universidade.

Leitura de Inspeçãoo: É uma primeira leitura onde você identifica o que te interessa no texto. Geralmente essa leitura é acompanhada de marcação do texto. Depois você vai voltar e ler melhor o livro todo dando mais atenção as marcações. Pode ser que você ainda encontre algo mais nessa segunda leitura. Outras leituras podem ser necessárias.

Leitura Profunda: Você já leu superficialmente, já inspecionou, mas precisa ler com mais atenção para delimitar ou ressaltar algum tema para seu estudo, para escrever uma tese, um artigo, ensaio, ou mesmo uma resenha. Então você precisa prestar mais atenção seja na primeira leitura ou nas demais caso ache que precise de mais de uma leitura.

Resultado de imagem para leitura

Há fatores que colaboram ou interferem na leitura. Se você lê bem e entende as palavras sem precisar consultar seu significado, a leitura flui melhor. Se você não tem muita experiencia de vida, não viu muitas coisas, não experimentou muitas coisas, o que os linguistas chamam de "experiência de mundo", vão surgir algumas dificuldades naturais que são inerentes a nossa evolução como seres humanos. Eu, por exemplo, por mais que tivesse imaginação, não consegui penetrar no universo mitológico da Ilíada, aos oito anos de idade. Então, esse livro eu tive que deixar para mais tarde.

Quanto mais vivencia a gente tem, mais fácil vai ficando o acesso a certas leituras que não são indicadas para certas faixas de idade, por isso os livros são divididos em faixa etária. Primeiro você lê livrinhos só com imagens, depois que vc. aprende a ler com imagens e texto, mas bem pouco texto, depois vem os livros de aventura, e por ai vai. Nada te impede de ler Ulisses de James Joyce com 12 anos, mas se você não gostar, talvez, vc. não dê a esse livro outra chance mais tarde.

Hoje tem tantas possibilidades de iniciar-se na leitura como ler HQs, Graphic Novels, aqueles quadrinhos de banca de jornal, o audiolivro, os aplicativos de leitores digitais e os próprios livros digitais que nos permitem leva-los para qualquer lugar sem ocupar espaço. 

Nenhum comentário: