The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Não caia na cilada do título bonito


Não costumo nem citar os livros porcaria que encontro. Mas dois me chamaram a atenção. Um deles O Monge Urbano. Não caia na cilada de comprar livro pelo título. Já faz tempo que as editoras apostam em títulos  que não tem nada a ver com o texto. São títulos isca. Só estão ali para te seduzir. Compre-me, prefiro (me compre-me compre- me compre). Mas como diz o ditado: Por fora bela viola. Por dentro pão bolorento. O mesmo serve para as capas. O que importa é o conteúdo. O resto é bônus.

Então esse O Monge Urbano, que é um bom título, foi desperdiçado pelo ego do autor. Pelo menos no longo início. Depois ele aborda técnicas já bem conhecidas. Para quem for iniciante pode tirar algum proveito, mas não é o meu caso. 

Mas o que me surpreendeu em termos de desperdício e egolatria foi o livro de uma das autoras da serie de TV Grey´s Anatomy. Ela escreveu o roteiro dessa e de outras séries de sucesso. Não escreveu sozinha, claro, tem uma equipe por trás dessas séries. Muito grande com vários roteiristas. Mas a ideia inicial parece que foi dela. A galinha dos ovos de ouro foi ela que botou. 

Mas ai vai escrever um livro e não rola. Não rola-não rola- não rola. O Ano em que disse Sim
Parece inspirado naquele filme do Jim Carrey SIM. Melhor ver o filme.
Os temas até que são bons mas a maneira como são contados ...

Livros com títulos isca sao os que mais tem por ai. São títulos poéticos, lindos, mas vazios em conteúdo. Só servem para vc. passar no caixa e depois, dana-se. O livro é seu, vc. já comprou e não tem direito a se arrepender e devolver. Por que pra tudo vc. pode se arrepender e devolver, mas livro, ainda não vi nenhuma corrente defender essa ideia.

Se mesmo assim vc. ainda está disposto a ler esses livros porque são fáceis de ler, curtos e relax, ok, Pelo menos leio-os por empréstimo. Seja de bibliotecas físicas ou virtuais. Seja de  alguém que tenha e possa te emprestar.

Nenhum comentário: