The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Audio Books-AudioLivros

Resultado de imagem para audiolivros


Minha primeira experiencia com audiolivros deve ter sido na infância com historinhas infantis naqueles disquinhos. Depois mais tarde os clássicos como Peter Pan em fita K7, para aprender inglês.

Evoluindo nas mídias lembro que quando comprei um Ipod Nano para ouvir música. Havia a possibilidade de armazenar audio books. Baixei um em inglês. Só tinha em inglês na época. 

Não gostei da experiencia. Não conseguia me concentrar. A atenção precisa ser total. Alguns pensamentos e vc. já não ouve mais. Ou vc. ouve o narrador ou vc. ouve seus pensamentos.

Por acaso achei aplicativos com audio books, de domínio público. Comecei a ouvir Isaú e Jacó do Machado de Assis. Gostei, mas começou a me dar sono. Por outro lado quando estou sem sono mas com a vista cansada, ai funciona bem. Acho que vou ouvir um ou dois capítulos por dia. São mais de 100 capítulos. 

Pode ser um recurso para ler aqueles livros que ainda não lemos e alguns que pareciam chatos. 

Também é uma plataforma ótima para quem não tem o recurso da visão. Ou caso vc. esteja acamado e não possa usar as mãos ou os olhos e não tenha alguém que leia para vc.

O que pode incomodar é o tipo de voz que faz o registro. Pouco clara, muito rápida, muito monótona. Se vc. pega um carioca lendo rápido pode ser que não se intenda. Em inglês eles também costumam ler muito rápido.

Quando a leitura do livro é gravada é melhor, mas muitos audiolivros são feitos por sintetizador de voz- leitura digital. Através de um programa que converte o texto em voz. Ai as palavras não ficam bem pronunciadas, há pausas onde não deveria ter, e nomes também ficam estranhos, mas se intende, no geral.

Também tem plataformas pagas como Ubook, onde vc. pode testar por uma semana grátis e depois se quiser continuar paga 24,90 por mês. 

A Amazon tb. vende audiolivros.

Resultado de imagem para audio livro espanhol gratis

Há quem prefira comprar audio books, em CD, para ouvir no trânsito. Mas acho que esse modelo já está ultrapassado porque pode-se baixar e ouvir no Smartphone. Se o problema for gastar muita bateria ai não sei dizer o quanto isso pode ser um problema. Teria que testar. Baixar no pen drive?

Já para ouvir livros em inglês ou outro idioma acho mais complicado. Precisa ser fluente. Eu tento mas exige muito mais atenção. 

Audiolivros em italiano. Liber Liber. Em italiano rola para mim, porque entendo bem.

O Projeto Gutemberg tem muitos audiolivros em inglês. Que tb. podem ser ouvidos no PC ou no APP.

Também em audiolivros You Tube.

Um livro que não consegui ler é La Coscienza de Zeno de Ítalo Svevo. Em italiano consigo ouvir.

Resultado de imagem para la consciência de zeno


Nenhum comentário: