The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 21 de junho de 2017

Ciclovia é para ... Bicicletas.

Não entendo porque as pessoas andam e correm nas ciclovias. Há quem ande de skate, de patins, de patinete. Se for na Paulista quando a rua é fechado, ok. Me irrita um pouco a falta de respeito. É como se essas pessoas fossem desajustadas socialmente. Como se não conseguissem ver a ordem das coisas. Tem calçada, ok, ande ou corra na calçada. Ciclovias ou ciclofaixas são para o uso exclusivo de bikes. É claro que fazer ciclovia e não deixar espaço para pedestre também está errado porque induz ao pedestre que use a ciclovia.

Resultado de imagem para ciclovias

Também acho o fim quando motos invadem ciclovias para furar o trânsito parado.
Ai acontece algum acidente e quem pago o pato? Quem é amaldiçoada? A ciclovia.

Não somos a Holanda que tem ciclovias que praticamente dão a volta no país todo ou o cruzam em todas a direções e onde andar de bike nas estradas expressas, onde circulam carros em alta velocidade dá multa grande.

Por aqui se alguém adepto do cicloturismo resolver cruzar o estado ou o país corre um risco letal de ser atropelado pedalando no acostamento próximo aos carros e caminhões que podem sim num acidente colher quem passe por perto.


Resultado de imagem para ciclovias

Reparo nas ciclovias das cidades onde visito no Brasil e é sempre o mesmo. Pessoas andando ou correndo nos fins de semana ou à noite. Pessoas esperando para atravessar a rua sob a ciclovia/faixa, e não sobre a calçada. É claro que o ciclista não pode andar em alta velocidade na ciclovia e precisa estar muito atento senão vai ter problemas porque mesmo estando numa via preferencial sempre a opinião pública ficará do lado da vitima não ciclista, já que a cultura de usar ciclovias e bikes é muito recente e ainda pouco aceita por uma camada que apesar de mais esclarecida é egoísta ou não quer abrir mão de espaço e do uso de carro no seu deslocamento.

Resultado de imagem para ciclovias

Bikes elétricas até acho aceitável que circulem, mas motorizadas acho que não porque sai a fumaça do cano e quem tá ali tem que respirar mais fumaça. Já não basta a dos carros.

Nenhum comentário: