The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 19 de maio de 2017

Mendoza:Tour de Montanha


O popular tour de montanha oferecido por agencias sai de Mendoza lá pelas 6:30 passando por hoteis e hostels para buscar o povo que vai. No caminho para em Uspallata para um café e segue até quase a fronteira com o Chile. Passa por Penitentes, um centro de esqui, por Puente de Inca, uma ponte de rocha que se formou ao longo de séculos, e pelo encoberto e quase invisível pico do Aconcágua. Depois ele sobe por uma serpenteante estrada de chão há 4000m de altitude onde há um monumento, Cristo Redentor, imenso, Las Cuevas.  

O guia era muito bem informado e foi contando todos os pormenores da região. Desde a dependência da região, muito seca, da água de degelo e do rio Mendoza. Geologia, geografia, geopolítica, agricultura, entre outras curiosidades históricas da construção da mais extensa e alta ferrovia cisplatina. Hoje abandonada.

Se me perguntassem se vale apena os 800 pesos, algo em torno de 115,00 reais, diria num primeiro momento que se vc. gosta de ficar 4 horas andando de carro, talvez não. Mas se vc. gosta de paisagens de montanha, embora quase sem mudança durante o trajeto, talvez sim. 


Esse tour não entra no parque. Há outros que o fazem e levam até a alguns pontos mais altos e mesmo ao topo da montanha. 

Mas para entrar no parque não precisa de tour nenhum. Pode-se pegar um ônibus comum na rodoviária de Mendosa e por módicos 14 pesos e voltar no mesmo dia ou ficar por lá em algum hotel. O ônibus passa por todos os lugares que o tour passa. Só não sobe em Las Cuevas, mas se vc é trekker pode subir e descer por conta. Lé em cima é frio, Por isso, mesmo no verão leve casaco, gorro e luvas.

Apesar de que pelo que vi não havia nenhum hotel ou albergue abertos, já que a temporada estava no fim. (última semana de fevereiro). A entrada do parque pelo que me informaram não custa mais de 200 pesos. Mas é bom se informar antes no site oficial. Acampar no parque por uma noite 100-300 dólares, dependendo da estação. Um trekking até o acampamento base, 3 dias varias de 100-150 dólares.Latino americanos pagam menos. Os gringos pagam 4 mil dólares para acensão ao topo! Nessas horas é bom não ser gringo.

Caso vc. não queira comprar o tour de montanha em loco e usar o cartão ou sacar dinheiro, que incide em taxas. Vc. pode comprar antes de viajar ou lá mesmo pelo site da Decolar. Ainda pode-se parcelar. Os preços variam de acordo com a época do ano. 


Nenhum comentário: