The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Burns é o presidente que os americanos merecem?

O desespero do governo americano justificaria as ações predatórias em países com política e gente fraca, mas com riquezas de rápida liquidez. Barrar o B do BRICS foi fácil. O I e o A talvez não seja problema. Mas o R e o C, sempre serão o calo no sapato. Não se espante se uma guerra envolvendo Rússia começar daqui a pouco. Frear a ascensão do R e do C é a única obsessão dos americanos. 

Resultado de imagem para brics 2016


Os riquinhos americanos herdaram empresas que estavam na família por gerações e gerações. Mas bastou os antecessores baterem as botas para sucumbiram ao abanar de milhões de dólares para garantir que não precisarem trabalhar nunca mais e para se vingar do papai que os obrigou a cuidar da empresa quando eles queriam jogar golfe ou fazer um filme.

O fato é que hoje poucas pessoas mandam nos Estados Unidos e a maioria delas não são americanos. São árabes e chineses, já foram os japoneses.

É certo que os ricos americanos não querem pagar impostos e os ricos brasileiros seguem no mesmo trilho.

Enquanto os americanos ficam vendo futebol e bebendo cerveja, os russos e chineses pensam em como expandir as opções de comércio com ásia, países árabes e Europa. Eles estão pensando a curto e longo prazo, não pararam de planejar e investir, pesado. Os americanos colocaram o dinheiro no banco, pararam, cansaram, sentaram no sofá e lá ficaram. A economia estagnou. E a pobreza, hoje, nos Estados Unidos cresce a passos largos. Ela não atinge apenas os negros e imigrantes. Ela atinge os brancos, loiros de olho azul. Não vai adiantar fazer um muro para impedir que os imigrantes entrem no país. Vai ser preciso convencer os folks a fazer o que os imigrantes fazem, pela grana que eles fazem. Ai todos os desempregados terão trabalho? Improvável.

O muro na verdade é para barrar o trafico vindo do México. Que anyway é muito lucrativo inclusive para segmentos da economia americana. Um muro seria ruim para quem estiver do lado de baixo. As facções poderiam migrar para o Brasil p. ex. E isso não seria nada bom, pois elas já migraram da Itália para o México. São extremamente agressivas, estilo ISIS.

Aos que não concordarem sempre há opções: Imigrar, imigrar, imigrar.

Voltarão para a velha Inglaterra, Irlanda, Escócia ou a Holanda, dos seus antepassados? 

Não, eu não estou defendendo o Burns. Só estou esperando para ver.Ver se os burocratas do establishment americano vão deixar o Burns fazer o que ele quer. Possible, no. E ele terá que enfiar a viola naquele lugar.

Seria uma mera especulação, ou o buraco é mais fundo?

A América está nas mãos dos credores. Os Estados Unidos está literalmente falido.

Quando um país que sempre foi considerado um dos mais ricos do mundo quebra e seus parceiros estão de pé é porque quem dizia que o mundo dependia deles, esteve muito enganado.

O mundo hoje depende da China e a promessa que Mao fez de superar os americanos se cumpriu. Mas ninguém esperava que de forma tão trágica. O custo da China ter superado a América tem sobre o Brasil só seria trágico se o Brasil estivesse ao lado dos americanos, e infelizmente está. Até pouco estava do lado certo, da China ou do BRICS. Os golpistas foram seduzidos a ficar do lado do barco furado e levarão o Brasil junto para falência.

O sacrifício que hoje nos impõem para que a América continua fazendo de conta que é grande e poderosa, é o mesmo de sempre. Por que nós não temos orgulho e preferimos lamber seus pés que andar com os nossa cabeça erguida. O que ganhamos com isso? Nada. Não ganharemos passe livre para entrar e sair dos Estados Unidos, dólares não aparecerão magicamente na nossa conta, não adotaremos o inglês como língua oficial e o dólar como moeda corrente. Ou adotaremos? Nunca se sabe?

A seguir nesse ritmo, quando acordarmos nossos vizinhos podem não ser os mesmos e não falarem a mesma língua que nós. Já terão vendido o Brasil, literalmente. Podem não vendê-lo, inteiro, mas aos poucos.

Mas nada é para sempre, dizem os poetas, e as coisas podem  piorar ou melhorar.

O que se sabe é que há uma força de vontade contida em mudar tudo isso que está ai, mas ela precisará esperar muito tempo para ser usada. Só uma revolução poderia promover a mudança necessária, mas a geração de revoluções não foi formada. A que está ai, está entorpecida e não pegaria em armas para o que der e vier, É uma geração de discurso indignado, que no mínimo vai para a Paulista protestar, mas não põe medo em ninguém e sem por medo no opressor não acontece nada.

Muitos temem Trump, Eu acho que Hillary pode ser mais perigosa. Trump pode ser apenas um falastrão que nada fará como Obama pouco fez dentre do seu país, mas fez muitos estragos fora. A única coisa que os americanos sabem fazer é guerra, tormento, sofrimento. Eles não constroem nada há décadas e isso é ruim para eles e para todo mundo. Eles entraram num filme de ficção e foram tragados pelas suas próprias paranoias. Talvez Trump-Burns, que gosta de ganhar, se junte ao BRISC ao invés de tentar contê-lo.

Resultado de imagem para burns simpson


Trump é identificado como de direita e Hillary de centro-esquerda, mas na pratica nenhum deles é de esquerda ou direita. Ambos representam seus parceiros e financiadores. Trump representa a ele mesmo e Hilary os credores da divida. Trump é um construtor. Hillary é uma pau mandado.

O que os americanos que votaram em Burns querem é que o país para de gastar com o mundo e passe a gastar com eles. Menos investimento externo e mais investimento no seu país.

Talvez, Trump burns América. Talvez salve a América. É imprevisível. O fato é que ganhe quem ganhar, o vencedor sempre terá sido o medo.



Nenhum comentário: