The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Livro: Bhagavad Gita

Resultado de imagem para bhagavad gita
Um dia eu vi esse livro numa livraria. Era imenso. Com muitas páginas. São 74.000 versos, mas só  achei edições menores. Está que li tem apenas 18 sessões. Não contei quantos versos tem. Eu deixei de lê-lo por que achei que não conseguiria ler o que parecia um tratado de yôga, Achei um exemplar que não tem muitas notas, Embora tenha e de cunho religioso cristão. Não gosto de comparações entre oriental x ocidental. Mas o que me interessava era o texto. Eu já tinha uma noção do que tratava. Me surpreendeu perceber que há muito do que Buda ensinou no Bhagavad Gita. Mesmo as técnicas de meditação estão lá. Eu já sabia que Buda não inventou nada. Ele reciclou o que já existia antes dele. Muito antes. A cultura védica é bem anterior ao nascimento de Sidharta.   
É claro que se você não tiver a mente disponível ainda para ler esse texto não vai rolar. Para mim abriu-se agora. Poderia não me ser acessível nunca ou antes. É imprevisível.  A edição que li foi a de Humberto Rohden.
          

Resultado de imagem para bhagavad gita huberto rohden



Nenhum comentário: