The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Água não tem galho

Quando fui morar em Floripa tive uma experiencia de quase afogamento. Foi na praia da Joaquina. Estava ali na beira da praia baiando. Quando vi a correnteza me puxou para perto das pedras. Eu não sabia nadar e quando percebi que meus pés não tocavam o chão fiquei sem chão. O que fazer. Eu queria gritar mas a voz não saia ou parecia tão fraca que ninguém escutaria. Havia pessoas em cima das pedras e surfistas esperando para remar até as ondas. Eu então mexi os braços como quem chama. Ao fazer esse gesto eu afundei. Quando afundei lembrei de mexer as pernas e então subi. Vi que alguém das pedras gritava: "Ela está se afogando. Ajuda ela." Foi o que me salvou. Um alerta das pedras e um surfista veio e me puxou até a praia. Não era um lugar muito fundo. Se tivesse me afogado teria sido no raso.

Quando vejo pessoas tecendo comentários sobre eventos de afogamento penso que é fácil fazer conjecturas de fora. Mas estar na situação é algo muito complicado. É raro algum leigo sem treinamento em resgate ficar calmo. A reação mais comum é ficar em estado de choque, ou seja sem reação. Você demora para pensar no que vai fazer, Mesmo sabendo o que tem que fazer. E essa demora pode ser fatal.

Na época eu não sabia o que fazer. Clique na imagem pra ampliar.

Resultado de imagem para corrente marítima

Nenhum comentário: