The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Livro: Aquela Confusão Louca na Via Merulana-Gadda


Não é atoa que Gadda foi catalogado na mesma estante de Don Quixote, não por escrever romances de cavalaria, mas por ser colecionador de palavras ou como alguns preferem classificá-lo: enciclopédico. Põe nesse estante o Borges também. Mas Gadda é de longe o mais mais dos três. Você até entende Don Quixote. O que cansa são as inúmeras histórias paralelas que atravessam o caminho do cavaleiro andante. Borges sem sua coleção de citações talvez ficasse pobre. Gadda não há o que por e nem o que tirar. Tudo está ali e vc. só se pergunta por que? 

A confusão que se passa na via Merulana é devido primeiro a um roubo e depois a uma morte. Ambos  eventos trazem muitos suspeitos, mas a polícia não consegue provar nada e o caso fica sem solução. Não há sequer pistas para que o leitor tente desvendar os mistérios por si só. 

Sabe aquele ambiente italiano onde todos falam ao mesmo tempo e você não entende nada. E esse o tom do livro. Vc. só entende que aquele povo é assim mesmo, que a polícia é assim mesmo, que os ladões são assim mesmo, que Roma é assim mesmo. Ou vc. aceita ou vc. não irá até o fim do livro e ir até o fim vai se tornando cada vez mais difícil. Mas como vc. espera que no fim todo esse imbróglio se resolva vc. vai empurrando-se para lá. Mesmo sabendo que não haverá recompensa, agora vc. sabe, vale apena não abandonar o livro. Fiquei muitas vezes tentada, mas ai apelei para a estratégia de ir lendo um pouco por dia e deu certo.

Nenhum comentário: