The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Por que lê-se menos?

Ler é uma atividade que exige atenção. Isso já responde 99% da pergunta. Mas se é esse o caso então explica-se porque livros de fácil leitura ou que não exigem atenção são os mais consumidos. Por trás do baixo rendimento nas leituras de livros que exigem atenção está o abandono do exercício de pensar. 
Gerações e mais gerações educadas com toda a sorte de facilidades. Recebendo muito do que precisam pronto. Não precisam cortar lenha para fazer fogo. nem sabem de onde o gás do fogão vem. Não precisam criar um boi e depois abate-lo para obter a carne do churrasco. Não precisam cavar um posso para bombear água para beber. Não precisam fazer sua própria roupa ou calçado, nem sabem o que é limpar o derriere com jornal. Tudo está pronto. Desde que se tenha dinheiro para ir buscar o pronto ele nos espera.

Boa parte dessa letargia mental vem da falta de interesse dos pais em estimular seus filhos a ler, pensar e criar. Talvez eles não possam porque tem coisas mais interessantes para fazer quando não tem nada para fazer como mexer em algum aplicativo ou procurar por pokemons. Mas se seus próximos não leem, vc. pode olhar pelas proximidades. Pode se mirar em alguém que leia. Uma professora, uma tia.. Até admito, os vídeos de quem fala sobre livros podem servir de incentivo à leitura.

Ninguém precisa entrar numa maratona de ler 100 livros por ano. Um por mês já seria o mínimo do mínimo. Se pegar um livro mais volumoso pode demorar mais, ai reduz para uns oito por ano. Comprados, emprestados, baixados trocados, não importa. Há muitos opções e pode-se escolher ler só livros finos, ainda que seja um tratado sobre a natureza humana, um ensaio, mas quem escolhe é você. E como saber se o livro vai te tomar muito tempo? Procure informações sobre o título e vc. terá uma ideia se vc. vai encarar a leitura agora.

Há livros que vc. pode ler ao longo do ano, aos poucos, como Guerra e Paz por exemplo. Ou levar anos para ler, como uma série. quem determina o ritmo é vc. Então não vejo porque criar-se uma ansiedade em torno do tipo e da qualidade de leituras. Pode-se mesclar leituras leves com pouca exigência de atenção com leituras mais densas. Acostume-se a ler um pouco de cada livro por dia. Quem sabe antes de dormir, no trajeto ao/do trabalho, se usa transporte público. Há muitas possibilidades de leitura que são desperdiçadas com distrações. Cada um pode achar seu jeito observando sua rotina. 

Nenhum comentário: