The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Duminua produtos descartáveis: "We can do it"

Gostaria dar uma dica para diminuir o consumo de produtos descartáveis como: copos, garrafas, talheres, pratos e afins. Por que não levar o seu copo, a sua garrafa, e até porque não, seus talheres e prato. Há muitas opções interessantes de copos e outros em lojas de material de camping ou sites que vendem produtos esportivos. Eu já tenho esse hábito há muito tempo devido as minhas andanças, caminhadas e viagens.

Outro dia eu fui num encontro de corais, que minha mãe participa, e eles já levam prato e talheres, mas ai eu vi na mesa ao lado algumas pessoas que haviam levado seu copo de plástico rígido. Deu aquele estalo, porque não? Eu já uso garrafa para a água, mas nunca tinha pensado no copo. Se eu vou tomar outra bebida, cerveja, por exemplo, porque não levar meu copo?

Esse copo rosa "We Can Do It" eu comprei para usar com essa finalidade. Embora eu tenha achado muito grande, mas tem menores e com canudo também.



As crianças já usam seus copinhos com bico ou levam na creche e depois na escola, mas nem todas, e depois que crescem parece que abandonam esse hábito. Mais por vergonha. Vc. deixa de ser criança e entra na era da vergonha. Acho isso bobagem. Vergonha é descartar plástico na natureza. Porque a gente não sabe para onde esses descartáveis vão parar. Não sabe se vão ser de fato reciclados e a quantidade que vai ser reciclada. O que não for reciclado vai parar nos rios e no mar.

Então porque não introduzir esse hábito no seu cotidiano, O copinho do cafezinho que muitos usam no trabalho. Leva o seu copinho ou uma caneca para tomar café, chá e até  água. Já tem gente e empresas que fazem isso, mas deveria ser um hábito espontâneo e não uma coisa imposta.

A gente sabe o custo pra humanidade que o uso de derivados de petróleo tem. Muita gente morreu e tem morrido devido a guerra pelo ouro negro. Milhões de pessoas tendo que abandonar seu país, se refugiar em países estranhos, sem saber se irá voltar, territórios devastados, grupos terroristas sendo usados para varrer com as pessoas de lugares onde tem petróleo, para enfraquecer o comércio e baratear o produto. Países sendo destruídos, e no nosso caso... depois que o Brasil revelou suas reservas no pré-sal a desgraça veio bater na nossa porta. Então será que vale apena tanta morte e destruição para usar plástico, e no caso dos países que precisam de aquecimento. Será que as pessoas não poderiam abrir mão do conforto da casa quentinha e usar mais roupas, mais cobertores? Seria pedir demais, talvez. Mas no caso do plástico acho bem coerente senão abolir o uso, mas pelo menos diminuir. Ou usar só esses produtos que vc. pode lavar e usar sempre, como esse copo rosa.

É só começar que vira moda. Muitos já usam, mas se vc. usar não vai precisar fazer nenhum discurso a favor, nem convencer ninguém, basta usar. As pessoas tendem a imitar bons hábitos. Elas vão ver e vão querer também. Eu vi alguém usando um copo numa festa e passei a usar. Simples assim.

O copo rosa tem na Netshoes.

Para quem acha incomodo levar um copo na bolsa. Há copos dobráveis ou retrátil. Que são bem práticos.

Resultado de imagem para copo dobravel
\Dobrado nem parece um copo
Resultado de imagem para copo dobravel
Adicionar legenda

Nenhum comentário: