The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sesc-Caminhadas na Natureza: Parque Nacional das Araucárias

Caminhadas na Natureza é um evento promovido pela Confederação Nacional dos Esportes Populares (e eu nem sabia da existência). Tem varias etapas pelo Estado. Em geral, em lugares muito pouco conhecidos das pessoas que morram nas redondezas. Mas também tem em outros Estados. E outros países. Você recebe uma caderneta e vai carimbando as etapas que participa. Se for a todas as 10 etapas recebe um certificado. Tipo Caminho de Santiago. Ficar viajando pelo Estado é uma boa opção para quem tem carro e disposição. Participei da etapa que aconteceu aqui por perto. Nem tão perto, uns 46 Km da minha cidade. Ninguém quis me levar. Então fui com o ônibus que levou quem não foi de carro. E foi muito bom porque o bus passava pela minha cidade. Convidei o pessoal do grupo de corrida. Ninguém se manifestou. Acho que só eu da city fui. Tudo bem que 7,5 Km pode assustar quem nunca caminhou. Mas para mim não foi problema, Tinha pitstops a cada 1,5Km para tomar água e comer alguma fruta e no final deliciosos bolos, cuca, bolacha, caseiro. Tudo por 15,00 pila, ônibus incluso. E quem tem carteirinha do Sesc pagou 5,00. Se eu ia perder Mas nem! Nem com chuva. Mapa do parque.


E por falar em chuva... começou a chover na madruga. A organização disse que iria nem que chovesse canivete. Ou seja, com qualquer tempo. Lá fui eu às 6:00 esperar o bus que passou 6:40. Tava frio e úmido, mas estava bem abrigada pelo guarda chuva e roupas adequadas para a ocasião.

Lá pelas 8:30 a chuva passou. Havia 300 inscritos, mas só 90 foram contando com quem foi de carro próprio. Pena que não nos deixaram entrar no parque. Eu queria ver como é, mas ficamos há uns 300 m da entrada. Pelo que vi de fotos, o parque tem uma área de lazer bem legal. Ficou só na vontade. E eu não gosto de vir de longe e ficar na vontade. Quem sabe no próximo ano. Eles já avisaram que vão para o mesmo lugar.

Tinha varias crianças e o bus ia acompanhando. De modo que de alguém se cansasse poderia ir de bus.

O tempo nublado não permitiu que se fizesse boas fotos Vi mais eucaliptos e pinus que araucárias. As araucárias são protegidas por lei e as demais são obra do extrativismo. Por sorte vimos um papagaio de peito roxo (Amazona vinacea) que é o simbolo do parque. A população local o chama de roxinho.

Nenhum comentário: