The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Perguntas sobre Livros

1. Um livro de cabeceira- Por hora, o livro que fica próximo da minha cabeça, na cama é Obras Completas de Jane Austen, porque estou lendo Pride and Prejudice. Mas tem várias que estou lendo e leio um pouco de cada um. Também tem os que leio no E-Reader.

2.Último livro bom que você leu? Bom é relativo. Pode ser bom para muita gente e não ser bom para mim e vice e versa A Força das Coisas da Simone de Beauvoir eu gostei bastante.

3.Se você pudesse encontrar qualquer escritor vivo ou morto quem seria e o que você perguntaria e ele/a?

Eu não gosto muito de conhecer escritores porque muitas vezes eles não se saem bem no contato com o leitor. Não acho que se eu encontrasse Dante ou Shakespeare iria rolar uma conversa interessante, mas só de observá-los de longe já me agradaria. Vivos, eu gostaria de conhecer Márcia Tiburi e Leandro Karnal, embora o Karnal não escreva literatura, acho. Quem sabe bater um papo sobre Clarice com Benjamin Moser.

4.Qual livro seria uma surpresa se fosse encontrado na sua estante?
Um livro do Harry Potter? Não sei. Eu li dois volumes emprestado. Pensei em comprar a obra completa em inglês, mas tinha na biblioteca muitos volumes descartados, em português também. Achei que não valia o investimento. Acho os livros bem escritos e bem traduzidos. Só não é meu tema favorito.

5.Como você organiza sua biblioteca?
Separo literatura, não literatura e livros de viagem. Só. 

6.Que livro você já deveria ter lido? São muitos. Guerra e Paz, já comecei esse ano, Os Miseráveis, Germinal...

7.Que livro o desapontou e você não gostou ou abandonou?
Não costumo abandonar livros. Posso deixar de ler por um tempo e depois retomar, mas que eu não gostei tem poucos porque eu não leio muitos livros no escuro. Só que esse eu me deixei levar pelo título: A Mulher que Escreveu a Bíblia, do Moacir Scliar. O título parecia atraente mas a maneira que o autor abordou não me agradou e passou-me a ideia de ser mais um livro pornô. Me senti meio que vendo minha expectativa frustrada. Como se eu tivesse sido enganada pelo título atraente, mas o conteúdo deixou a desejar. Cuidado com títulos e capas atraentes, isso pode acontecer.

8.Histórias que te chamam a atenção e histórias que você mantém distância.
Temas que me atraem são os enredos de investigação como as histórias com os personagens de detetive, Sherlock Holmes, Hercules Poirot. Que não me atraem são enredos com vampiros, bruxas, dragões.. E pornô, sensual.

9.Um livro que você indicaria para a presidente?
A presidente Dilma, apesar de alguns a chamarem de analfabeta funcional gosta muito de ler. Aposto que já leu mais que muitos que a criticam. Ela só tem alguns problemas quando fala de improviso sobre temas que não está bem ou nada informada, mas isso deveria ser creditado a sua acessória que não a preparou ou a ela mesma que poderia evitar falar do que não entende. Eu indicaria a ela A guerra não tem rosto de mulher da Svetlana Alexeivich. Já ao usurpador, que eu não reconheço e não reconhecerei como presidente, aconselho a ler o livro que ele mesmo escreveu sobre teoria da constituição, pois parece que ele  esqueceu. Poderia ler  Um País sem Excelências, de Claudia Wallin.

10.Quais livros você pretende ler em breve?

Tem uma lista enorme e mutável, mas como eu leio um pouco de cada eu estou e vou ler: Um Marido ideal de Oscar Wilde, Um bonde chamado desejo Tennessee Williams, Vozes de Chernobyl da Svetlana,

Nenhum comentário: