The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 26 de abril de 2014

Novidade palatal: Vinho Syrah

Ainda não tinha experimentado nenhum vinho feito com uva Syrah vinda da França ou da Austrália.  Mas sua origem não é bem certa. Uns acham que ela é autóctone da Itália ou da Pérsia. Parece ser umas das uvas mais antigas do mundo. Então porque só chegou por aqui há pouco tempo?

"Aromas e sabores mais presentes: especiarias (pimenta-do-reino preta), frutas escuras maduras (framboesa negra, groselha negra, amora), alcaçuz, couro, caça e alcatrão, além dos “empireumáticos” (tostado e defumado). Além desses, são mencionados aromas de gengibre e chocolate, notas florais (violeta) e, em algumas regiões da Austrália, um toque discreto de hortelã."

O que provei foi o chileno Panul facilmente encontrado no supermercado. A importadora é a Walmart (Big, Bom Preço...) 

Na foto está mais claro porque sempre misturo um pouco de água ao vinho tinto. Mas ele é mais intenso na sua cor e com alguma espuma. 

Panul significa "abraço"

Gosto de defumado, de madeirado, amora, groselha. Outros aromas não percebi, mas deve ter. Não tenho treinamento para degustar vinhos. 

No mercado também tem o Tannat,Malbec, Carmenere, Cabernet Sauvignon, Merlot.  Também vi por pesquisa os brancos: Chardonay  e Sauvignon Blanc.

Gosto do Chianti ,Valpolicella e Vinho Verde, mas esses não se encontra por aqui.  E também os frisantes. Na Itália, esses vinhos são encontrados no supermercado, mas por aqui são caros e tidos como especiais. Lá não passam de vinho do dia- a -dia. Mass Market. 

Tomar esse vinho comendo um tira-gosto deve estar fora das regras de amonização vinho-comida. É um vinho para comida pesada, carnes fortes e massas com molho vermelho.

Por aqui mais fácil encontrar Syrah proveniente do Chile.

Nenhum comentário: