The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Avaliação Hostel e suas cores

Sem saber, pela primeira vez me vi tomando café da manhã e dividindo a mesa com um transgênero em um hostel gay friendly. Só depois de dois dias me caiu a ficha que poderia estar num hostel assim, pois não havia verificado a página web do mesmo nem lido comentários na internet. Reservei o lugar pela conveniência e proximidade da Paulista. Foi super tranquilo. Estar num hostel habitado na sua maioria por gays-homens- incluído o proprietário não me deixou nem um pouco constrangida. Até achei o ambiente muito melhor do que os outros hostels que já estive. Por certo a maioria que o frequenta sabe da sua orientação. Eu é que pequei em não informar-me.


Dessa vez optei por um quarto até mais caro do que os demais e o que ocorreu é que na maioria dos dias fiquei sozinha no quarto. Isso foi bom pois além do quarto ser pequeno eu estava com um tremendo resfriado e tive tempo de curá-lo sem incomodar ninguém.
Quanto ao hostel em si, ele é bem recente. Nem fez um ano. Embora não tenha aspecto de novo. Ainda falta uma reforma legal para ficar com uma cara melhor. Há um boom de hostels surgidos de última hora em São Paulo. Imaginou porque? Isso mesmo: A Copa. Aluga-se uma casa antiga, põe algumas camas ali e pronto, eis um hostel. Passou a Copa, talvez desapareçam. Na mesma rua com esse contei mais dois.
Esse que fiquei ainda está em transformação, como disse-me seu proprietário. Mas carece de pequenos reparos que nem são caros e poderiam ser feitos por ele mesmo. Por exemplo: Por que deixar a torneira da cozinha pingando ou ter que lançar mão de truques, quando bastaria abrir e trocar a borrachinha que resolveria o problema.  Má vontade, preguiça?

Também trocaria os acentos dos banheiros por um acento mais sólido. Se o hostel é novo esqueceram de trocar o acento do banheiro.

A limpeza nem sempre é eficaz. Domingos e feriados não tem serviço de limpeza.
No andar em que fiquei há dois quartos apertados e apenas um banheiro de avião, com chuveiro, que está sempre molhado, pois ao usar o chuveiro tudo fica molhado naquele minúsculo cubículo sem um misero gancho para pendurar toalha. Além do que há um vazamento porque o mesmo cano que serve a pia, serve a privada e o chuveiro. Então há que se abir e fechar o registro antes e após usar o banheiro. Também não deve ser um grande mistério consertar isso. Mas quando relatei ao proprietário ele pouco se interessou em tomar providência. Pois se o problema não lhe incomoda ele não fará nada para diminuir o desconforto dos outros. Pode-se usar o outros banheiros que são maiores. Foi o que fiz.
Outro ponto que achei estranho é uma regra que diz que uma vez que vc. faça o check in e pague toda sua estádia, sejam quantos dias forem, se vc, decidir sair do hostel ele não te devolve nenhum centavo. Acho que essa regra é no minimo contra o Código do Consumidor e a menos que o hóspede tenha assinado um termo concordando com regras internas não me parece legal esse tipo de ação. Por isso antes de pagar peça para ver o quarto. Se não te agradar pode ver outras opções, mas se decidir sair terá que pagar uma diária pelo cancelamento da reserva.
O preço do aluguel da toalha de banho também me pareceu abusivo. Enquanto nos demais hostels se cobra 3-5,00 ali cobra-se 10,00. Hostels melhores com preço menor dão a toalha, sabonete e trocam a cada três dias a toalha e os lençóis sem custo adicional.
Também não permitem que se compre bebidas fora e as traga para o hostel, inclusive água. Não há nada que te impeça de trazer bebidas de fora, mais uma vez. Esse tipo de regra sem a anuência por escrito do hospede não vale nada e mais a mais há que se ver se o hostel tem alvará que lhe permite vender coisas. Se não tiver não pode te impedir. Eu sempre bato o pé quanto tem essas regras, que para eles parecem normais mas para mim são abusivas.
Ninguém me molestou por levar coisas de fora. Talvez por ser a minha primeira vez lá. Mas se falassem algo eu não daria muita bola.
Achei a casa muito fria e úmida, quando chove, e no inverno deve ser como na Sibéria.

Tem uma piscina no hostel. Não sei de quanto em quanto tempo é limpa mas não me pareceu confiável.
Perguntaram-me se voltaria lá outras vezes. Sim, com certeza, mas aguardo as tais mudanças prometidas. Talvez não para ficar muito dias como fiquei e talvez no quarto de nove camas que me pareceu ser o maior com o melhor banheiro.  Todavia não ficaria no hostel no verão. E pelo ambiente também voltaria.
Um conselho, mais que fazer dinheiro rápido é preciso fazer clientes fiéis que falem bem e recomendem o lugar. A aparência é importante, mas não se restringe a uma bela fachada e um belo lobby e depois quando o hóspede chega no quarto, no banheiro ou na cozinha tem algumas surpresa desagradável.

Melhoras ao Pamplona Hostel.

Nenhum comentário: