Ganhar um Nobel de Literatura antes dos oitenta anos pode ser difícil pois pouca coisa boa se escreve antes dos 60 anos. Mas um Nobel não vale pelo prêmio ($$$) e sim pelo reconhecimento e prestígio. Depois dos oitenta o que fazer com quase um milhão de euros? A súbita fama só atrapalha, ainda mais se o autor estiver na sua fase mais produtiva. O dinheiro nem poderá ser usado para seu bem estar, pois talvez pouco tempo lhe reste para aproveitar tal soma. A bem da verdade nem é muito dinheiro. Daria para comprar uma boa casa, que o laureado certamente já tem.
Se o Nobel fosse concedido pressupondo que um determinado autor o merecesse no futuro talvez ele pudesse usar esse valor para investir em si mesmo.
Poucas pessoas recusaram o Nobel. Por que será?
Não custa lembrar quem foi Alfred Nobel. O inventor da dinamite. Ora pois, se a Fundação Nobel é mantida com royalties da venda da dinamite, então quem gostaria de receber um prêmio sabendo de onde vem o dinheiro? É como se a indústria de armas pagasse o prêmio com realities da venda de armas. Aceitar um prêmio assim seria algo imoral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário