The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 13 de julho de 2013

Chekov imita Tolstoi?

Resultado de imagem para tchekhov obras completas


Não tinha lido até agora as principais peças de Anton Chekhov: O Jardim das Cerejeiras, A Gaivota e Tio Vanya. Se Tolstoi tivesse escrito peças de teatro talvez escrevesse como Chekhov. A temática da ascensão social pelo trabalho na terra e a decadência da aristocracia que nada produz e vive da herança deixada de pai para filho era também preocupação do autor. Vencer trabalhando na terra era um dos princípios que ele defendia.

O Jardim das Cerejeiras. A família falida precisa vender a propriedade para pagar as dividas e mudar-se para a cidade.
As mulheres maldizem a vida no campo enquanto que os homens a veneram. É necessário arranjar emprego para todos os que estão em condições de trabalhar. Jovens viram governantas e os rapazes arranjam-se no serviço público.

A Gaivota é a peça mais desconectada do padrão Chekhov em relação as outras duas. Trata dos dilemas de um dramaturgo em crise existencial que não encontrando solução para seus dilemas acaba suicidando-se. Aliás, suicidar-se é uma solução que aparece em todas as peças, seja como sugestão passageira, seja como fato consumado.

Tio Vanya mostra mais uma vez o conflito de uma família cuja propriedade no campo deve ser vendida pois o pai já muito idoso quer deixar seus herdeiros e a jovem esposa encaminhados antes de morrer. Mas o filho mais novo que sempre trabalhou duro na terra não aceita perder a terra para morar na cidade e ameaça matar-se.

Nenhum comentário: