The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 5 de maio de 2013

O nova iorquino é insensível?

Resultado de imagem para metro n.y

Não saberia responder a essa pergunta com propriedade sem morar lá por um bom tempo. O fato é que eles tem fama de serem egoístas, insensíveis ou simplesmente fingirem que não vêem um palmo na frente ou do lado. O que não deve ser verdade para toda a população de Manhattan e seus demais distritos.
Quando estava dentro de um vagão do metro presenciei algo que me fez pensar no caso:

Um senhor, negro, vinha pelo corredor apoiado em um andador. Procurava um lugar para sentar. Havia um lugar. Ele vinha com dificuldade, quando enquadrou a seu traseiro para sentar no lugar vago, um outro senhor rapidamente sentou-se no lugar e dali não saiu ficando impassível aos protestos e fucks do senhor de andador.

Se fosse no Brasil, não sei dizer se isso jamais aconteceria, mas que foi uma sacanagem o senhor sentar no lugar de alguém com dificuldade para andar isso foi. Mas para os demais no vagão, que nada emboçaram, parecia normal. O velho de andador resmungão,  inconveniente, sempre reclamando, se atrasou ao chegar no lugar e perdeu o posto. A disputa pelo banco parecia-lhes perfeitamente justa. Como quem diz:"E dai se o cara tem problemas pra andar. Vire-se, não vamos facilitar para ele por isso."

Esse é o legitimo espirito americano. "Não tô nem ai, vire-se, não vamos facilitar as coisas para você."

Por incrível que pareça os poucos que se manifestaram se dirigiam ao senhor de andador pedindo para que ele se calasse. Ninguém ousou dizer nada ao senhor impassível e mudo que lhe "roubou" o lugar. É bem verdade que o senhor do andador era insuportável. Já entrou alterado, como muitas pessoas que circulam pelo metro com problemas mentais, ele parecia ser mais um. Dai, talvez, as pessoas já estarem acostumadas com esse tipo de usuário e não darem bola para eles, pois eles não entendem as coisas muito bem. Vivem em um mundo muito particular. Não deve ser muito difente para um nova iorquino dito "normal", eles também devem viver em um mundo muito particular.

Ver aquela cena foi de embrulhar o estômago. Na próxima parada, como a discussão não findava, saltei para fora do vagão e esperei outro.

Nenhum comentário: