The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dieta:Como se livrar da candidíase?

Prurido ou coceira com ardência é um dos principais sintomas de que a Candida albicans anda tomando conta de um pedaço muito importante do seu corpo. Usar cremes vaginais, pomadas ou tomar dose única apenas alivia os sintomas. O que poucos sabem é que o fungo que causa todo esse incomodo não sobrevive diante de determinadas condições. Sendo um ser vivo, o fungo, precisa se alimentar. O excesso de determinadas substancias aliado ao ambiente úmido faz com que ele prolifere e cause a infecção no genital feminino.

Além de manter a área genital e a calcinha limpos e secos é importante prestar atenção naquilo que estamos comendo. Excesso de açúcar potencializa a proliferação da Candida albicans. O fungo é tão danado que libera uma substancia que faz com que tenhamos mais vontade por doces, já que ele precisa de açúcar para se alimentar e reproduzir.

Mas a origem da candidíase não é no genital e sim no intestino. Muitos médicos só tratam o problema externamente e por isso ele nunca acaba. Observe que a presença do fungo causa além dos sintomas habituais outros problemas, como prisão de ventre, diarreia, gases, cansaço, depressão, micose de unha ou TPM. É importantíssimo tratar o intestino. Exterminar o fungo que está nele. Por isso alguns nutricionistas sugerem uma dieta que tem sido eficaz no combate do fungo intestinal.

A dieta 



Comer frutas de forma moderada não mais que quatro porções por dia Evite frutas muitos doces ou muito maduras que concentram mais açúcar e o melão e melancia. Frutas secas nem pensar, elas tem uma concentração maior de açúcar. No primeiro mês da dieta recomenda-se não comer nenhum tipo de fruta, pois eles contém frutose que ainda alimentaria o fungo.

Quanto mais tempo vc. mastigar a comida mais ela será aproveitada pelas bactérias do bem. Quanto menos mastigada pior para vc. pois o que não é absorvido vira lixo e os fungos então entram no processo é ai que a cândida prolifera. Se vc. não tem tempo para comer devagar e mastigar bem prefira comer menos ou alimentos líquidos como sopas.

Carboidratos são potencialmente açúcares. Eles estão presentes em massas, biscoitos, salgadinhos, arroz branco, pães. Evite todas os carbo refinados. Substitua por integral e mesmo assim em quantia moderada. Se puder evitar num primeiro momento para testar se os sintomas diminuem ou desaparecem evite-os.

Tudo o que contém lactose, leite, iogurte, queijos e derivados devem ser cortados da dieta nos primeiros 3 meses. Depois eles podem ser re-introduzidos aos poucos de forma moderada e um de cada vez.

Quem usa anti-concepcional também sofre com candidíase pois o mesmo deixa o organismo vulnerável a presença do fungo devido a presença de hormônios. O uso de corticoides e antibióticos também é um fator que beneficia a proliferação do fungo.

Nada de líquidos antes ou durante as refeições. Dê um tempo de duas horas depois para tomar líquidos.

"A presença dos ácidos no estômago, durante a digestão, é importantíssima para a quebra de proteínas e para a absorção de vitaminas e minerais pelo intestino. Essa acidez também garante a vida das bactérias amigas. O líquido ingerido com as refeições, dilui a acidez, atrapalhando a digestão e a defesa no meio intestinal”

A melhor bebida é a boa e velha água. Qualquer outra como sucos, refris tem muito açúcar e quebram a acidez do estomago. Elimine essas bebidas e não use adoçantes de nenhum tipo. Evite a ingestão de álcool. A cerveja é produzida a partir de um fungo, o vinho tem fungos. Café também não deve ser tomado durante essa dieta.


O que vc. pode comer a vontade: Saladas, verduras tudo que for verde. Alimentos com bastante fibra e integrais e pelo menos 2 litros de água por dia. Isso vai garantir um bom funcionamento do intestino e evitar a proliferação de fungos como a Candida albicans.

Recomenda-se uma colher de vinagre de maçã integral, diluído em água, antes das principais refeições.

Mas eu me dei melhor ingerindo suco meio limão com água e uma colher de psyllium. Em jejum por uma semana. depois dá um tempo e volta a tomar. 

Tomei um pacotinho de Sal amargo. uma colher de chá por dia até acabar o pacote. Com limão. Põe tudo junto suco de limão psyllium, sal amargo e água. você vai ir no banheiro algumas vezes porque o sal amargo é pra limpar o intestino. Mas não tome sal amargo sempre. recomenda-se duas vezes por ano. 

Resultado de imagem para sal amargo

Manter um ambiente em casa seco livre de ácaros e fungos também é um fator que deve ser levado em conta. Trocar os lençóis  e cobertores com frequência, lavar cortinas, manter o chão limpo, etc. Roupas e calcinhas sempre limpas e secas.

O processo de cura exige paciência e persistência pois pode levar entre 3-12 meses para se livrar do incomodo e ele sempre pode voltar caso nos descuidemos na alimentação, ou tenhamos stress, depressão.

Se vc. acha que sua alimentação vai ficar muito pobre acrescente a ela alguns suplementos como Omega 3, Óleo de peixe, de prímula ou de linhaça, schia, coco.

Alimentos pro bióticos como lactobacillus.

A maçã sem casca é um grande aliado na desintoxicação do intestino e do fígado. Como pelo menos 3 por dia.

Chá de cravo, ginseng ou canela de forma moderada também trazem benefícios.

A ingestão de alho e cebola em natura também são recomendados mas evite consumi-los com vinagre. 


Aqui tem um teste simples que vc. pode fazer para saber se tem candidíase.


Seu parceiro também precisa se tratar pois o fungo é compartilhado nas relações sexuais.


Por mais restrita que seja a dieta falo por experiência própria: é o que mais funciona. E vale apena passar por um período de reeducação alimentar e desintoxicação. Todo nosso corpo e mente agradecem.

Parei de tomar leite e diminui a ingestão de pão e derivados. Também diminui o álcool. Isso já fez uma grande diferença. Refri não tomo mais. 



Encontrei esse blog  da Susazna Santos Comida Boa para Ti  de uma pessoa que resolveu tratar-se e escrever sobre as fases do tratamento além de publicar menus e informações sobre o processo.

O texto abaixo foi retirado do blog citado.

O QUE PODE COMER
- Água (muita)
- Leite de Arroz
- Leite de Aveia
- Leite de Amêndoas
- Leite de Coco
- Pão Integral
- Massa Integral
- Arroz integral
- Aveia
- Cereais (cuidado alguns contem açúcar)
- Alho
- Alface
- Abóbora
- Agrião
- Brócolos
- Cenoura
- Cebola
- Espinafres
- Lentilha
- Feijão verde
- Soja
- Beringela
- Nabo
- Rabanete
- Pimentão
- Couve
- Couve-flor
- Repolho
- Tomate
- Pepino
- Salsa
- Acelga
- Espargos frescos
- Alcachofra
- Calendula
- Chicória
- Escarola
- Carne (menos de vaca e porco durante 1 a 2 meses)
- Peixe (os melhores: Sardinha, Atum, Bacalhau e Salmão)
- Produtos sem gluten
- Azeite de Oliva
- Azeite de Côco
- Ovos
- Gengibre
- Nozes
- Avelãs
- Castanhas
- Amêndoas 


NÃO PODE COMER

- Leite de Vaca e derivados
- Carne de Vaca
- Carne de Porco
- Carne defumada
- Refrigerantes
- Frutas
- Mel
- Derivados de cana
- Chocolate
- Cogumelos
- Cidra
- Molho de soja
- Pão com fermento
- Tabaco
- Cafeína
- Bebidas alcoólicas
- Vinagre


Caso vc. tenha dúvidas ou precisa de ajuda procure um nutricionista funcional.

4 comentários:

Unknown disse...

Amei a matéria!

Leandro frases e versos disse...

Muito boa essas dicas.

Ethia disse...

Muito pratica

dupla tito e tiago disse...

Gostei só que não pode comer frutas to pasmo srsrsr