The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Prisão de Ventre: Como ajudar seu Intestino a Funcionar melhor?


A prisão de ventre ou intestino preso ou intestino preguiçoso, como se diz popularmente é um evento que acorre cada vez mais. Por inúmeras razões deixamos de atender prontamente ao chamado da campainha para ir ao banheiro. Vamos protelando e o intestino vai perdendo aquele estimulo que era até então involuntário. Porque estamos ocupados, porque estamos em algum lugar onde não dá para ir ao banheiro, porque estamos no computador e temos preguiça de sair e ir para o banheiro. Todos esses fatores e outros mais levam a um ressecamento do bolo alimentar e a diminuição do movimento do mesmo em direção à saída. Quanto mais o bolo alimentar fica no intestino mais ele contamina nosso organismo.


Várias medidas precisam ser tomadas para tentar reverter esse processo. Laxantes não são o melhor caminho. Eles tornam o intestino dependente até o dia em que nem os laxantes tem mais efeito.
É importante não protelar a ida ao banheiro. Isso é muito importante. Tomar água e não outros líquidos que atrapalham a digestão. Comer alguns alimentos que ajudam na eliminação. Dentre os já conhecidos e outros que vem sendo sido agregados a eles como a quinoa e a chia. Além de ricas em fibras elas fazem com que o bolo alimentar seja eliminado do intestino por mais vezes. Eliminar todo o bolo alimentar é o ideal mesmo que tenhamos que ir ao banheiro até três vezes ao dia. O que é raro. A maioria das pessoas vai ao banheiro uma vez ao dia. Outras uma vez a cada dois dias.

A prisão de ventre trás outras complicações. O bolo endurecido ao ser pressionando para sair, pelo esforço trará outras consequencias como hemorróidas. Muitas dores musculares que temos, como, dor nas costas, pernas, joelho, espinhas, gases e outros males vem do intestino preso. Achamos que é outro fator mas se nos perguntarmos sobre como está nosso intestino antes de qualquer prognóstico talvez possamos começar a tratá-lo e ver se os sintomas outros desaparecem.

Cuidar do intestino é muito importante pois é nele que se realizam a separação do que irá ser aproveitado pelo nosso organismo e o que será eliminado. O que é bom e o que não serve. O intestino é como se fosse uma esteira de uma usina: o que serve é aproveitado o que não serve é descartado via fezes.

É bem sabido que o consumo de fibras ajudam, mas sem a hidratação do bolo alimentar elas terão o efeito contrário. Portanto só ingerir fibras e não ingerir água não resolve a questão.


Tenho ingerido quase todos os dias quinoa ou arroz integral. Por participar de retiros zen me acostumei a comer aveia cozida ou arroz integral na primeira refeição. É uma delícia e pode-se temperar tanto com frutas quanto com sal e alguma semente (girassol, nozes, castanha..). Substitui o pão, para quem come muito pão, e o café com leite, além de sustentar por mais tempo.

Cozinho na pressão uma quantidade que dê para a semana de quinoa em grão com aveia flocos grossos e às vezes que não uso a aveia cozinho o arroz integral junto. Quando como eu tempero e acrescento uma colher de chia. Não precisa comer todo dia com chia pode alternar e se a chia for muito cara a linhaça ou o gergelim dourado também servem.

Nenhum comentário: