The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 14 de julho de 2012

Jack: Escritor que bebia demais.

Viajante Solitário
On The Road-Pé na Estrada
Satori em Paris
Geração Beat
Vagabundos Iluminados
Despertar: Uma Vida de Buda
Big Sur
O Livro dos sonhos

Resultado de imagem para Jack e Noel Cassady
Jack e Noel Cassady
Talvez Jack Kerouac tenha sido o autor que mais li depois de Shakespeare. Em parte o que me atraiu nele foi o jeito de escrever e seu interesse pelo Budismo. Depois de ler os títulos acima citados concluo que Jack e seu bando eram capazes de ficar dias discutindo textos budistas, de decorar sutras e ler todos os livros que encontrassem e até de aprender japonês, chinês e sânscrito para ler textos nesses idiomas, mas a pratica que é bom passava longe de seus hábitos de vida. O que Jack nos deixa de exemplo é que, muita leitura, muita falação não levam a lugar nenhum. só contribuem para uma erudição e quiça para um exibicionismo dessa erudição, mas a pratica no dia a dia é que conta. Embora Jack tenha tido inúmeras oportunidades criadas por ele mesmo de isolamento (retiros) ele não tinha uma direção ou dimensão do que fazer e como praticar. Essa vida muito livre, sem regras, sem disciplina, viver por viver deu a ele uma liberdade que quase ninguém tem, mas ao mesmo tempo ele não tinha objetivos, vontade de potência para mudar a si mesmo e vencer suas limitações. Parecia um lobo solitário no meio da matilha. Perdido, quase sempre bêbado, Jack perdeu a vida para a bebida. E parece que o sucesso e mais dinheiro na mão só contribuiu para acelerar sua degeneração. Jack escolheu a bebida mas pelo menos nos deixou algo para ler.

Talvez eu ainda leia Visões de Cody e Diários de Jack Kerouac, Cidade Pequena Cidade Grande,Cenas de Nova Iorque e Outras Viagens. Talvez eu pare por ai e escolha outro autor para ler mais do mesmo. Lista de livros dele em português.

Para finalizar, tem um filme para ver. Na Estrada. Uma tentativa de mostrar como os beats viviam a partir do livro On the Road. Por certo isso não vai dar em nada.

Nenhum comentário: