The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 3 de dezembro de 2011

O que fazer quando for picado por mutucas/butucas inseto.

Resultado de imagem para mutuca inseto
Mutuca atacando
OBS: Leia o texto e os comentárias, pois há perguntas que se respondem ai mesmo sem necessidade de repetir-las.

Se for alérgico tente evitar locais onde as mutucas aparecem mais.

Não use os remédios recomendados nos comentários sem consultar antes seu médico. Nem tudo que funciona para um vai funcionar para vc.

--------------------------------------------------------
A mutuca ou butuca é um inseto voraz que se alimenta de sangue normalmente animal, mas se aparecerem humanos eles não serão desprezados. Somente a fêmea suga o sangue. Os machos bonitinhos se alimentam de pólen e néctar. Tem hábito diurno ou seja 24 horas infernizando a vida alheia. A picada causa um hematoma na pele do indivíduo, além de ser dolorosa e causar coceira. No Brasil podem ser encontradas nos períodos de calor intenso e nas regiões de restinga, mangue e praia. Locais com água são preferidos para reprodução.

As mutucas atacam mais quem está na sombra, nas horas mais quentes do dia duas horas antes do por do sol. Atacam pouco em dias nublados,e em temperaturas abaixo de 22 graus, ou seja o calor é preponderante para sua presença. Elas tem preferência por atacar o pescoço, braços e ombros, mas na prática qualquer lugar desprotegido será atacado. Eu tive um pool de ataques nas pernas. As cores fortes as atraem mais, preto, vermelho são como mel para a mutuca. Pode-se fazer armadilhas usando cores fortes para atraí-las. Mesmo o uso de repelente não impede a mutuca de atacar. E estar coberto o descoberto também não faz diferença.

Resultado de imagem para picadas de mutuca
Tive, pela primeira vez, o desconfortável encontro com esse inseto na Ilha de Superagui, mas na Ilha do Mel também tem, e sai de lá cheia de picadas nas pernas. Recomenda-se o uso de vinagre para abrandar a cosseira e secar as feridas. Um medicamento que usei foi antialérgico. Nome genérico é prometazina e o comercial Fenergan. Há em forma de creme e comprimidos. Outro que usei foi Pasta D´Água (óxido de zinco) em pasta. Esse é bom para secar feridas e evitar a coceira. As manchas levaram pelo menos três meses para desaparecer.


46 comentários:

Tuly disse...

Eu tbm fui picada pela Butuca ou Mutuca, a coceira é aterrorizante, inclusive de noite a coceira piora. Espero não ser mais picada por esse bichinho!!! abraço amiga!!!

Anônimo disse...

Boa noite:

Útil/importante esta matéria...
Muitos desconhecem sobre o que seja MUTUCA!
Lembro que quando criança_fui picado algumas vezes. Terrível a dor; além do susto - o que diferencia tal seria a COR VERDE.
E o pior nem seria tal consequencia (dor/sustos), e sim PROVÁVEIS DOENÇAS QUE TAL PODERIA ACARRETAR: sempre é bom ter atenção com alguns insetos.
É isso.

Valeu,
Rodrigo

http://rodrigo-arte.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acabei de voltar de superagui,e esse foi um dos motivos por ter voltado pra casa,já que estava de camping e fui um banquete pra elas.Minhas pernas estão cheias de bolhas e uma coceira que não me deixa em paz..vale lembrar que quem for pra esta ilha,se prepare,pois lá tem muuuuuuitas,como nunca tinha visto.

Anônimo disse...

Coloquem alho amassado sobre a picada. Triturem o alho até formar uma pasta. A coceira passa rapidamente.

Unknown disse...

M enviem dicas q possam m ajudar gente sao muitos ferradas pelo bumbum todo e pernas.
Socorroooooooo!!!

Jeane Dalbo disse...

Keetuly leia a texto e os comentarios há dicas de como acalmar o desconforto das picadas.

Franciele Caroline Gorges disse...

gente, eu li esse blog pq as butucas me atacaram nos pés, e o negocio ficou tao feio a ponto de nao conseguir andar direito de tao inchado que ficou... o que solucionou a coceira foi passar gelo em cima das picadas... isso aliviou muito e tbm ajudou no inchaço

Ge menninah** disse...

Fui picada hoje por uma "mutuca" gente... minha perna está inchada e coçando muito. Ela me picou por cima da calça enquanto eu estava fazendo minha aula de moto. Quase cai da moto, mas conseguir chegar até um local seguro parar a moto e tira-la da minha perna. Foi uma dor insuportável. E agora coça muito.

Unknown disse...

O que não foi mencionado aqui e vale lembrar elas grudam na sua pele enquanto sugam seu sangue então não pense que se ficar em movimento elas vao desistir!

Anônimo disse...

Fui picada por esse mosquito, com dói! Fiquei com vermelhos enormes e muito inchaço , no meu caso tive que parar no hospital pois meus tornozelos ficaram tão inchados que não suportava por os pés no chão ... Tomei 2 injeções e o tratamento em casa foi antialérgico + a pomada corditop ... Desde então estou fugindo de praia ...rsrs

Anônimo disse...

É verdade que onde tem cavalo tende a aparecer mais mutucas

Jeane Dalbo disse...

Sim, os insetos se alimentam de sangue dos animais também.

Anônimo disse...

também estou com picadas de mutuca, se a gente estiver num lugar que tem vacas cavalos etc e fizer muito calor já pode ficar prevenido porque essa praga de inseto aparece, é terrível!!

Unknown disse...

Alguém sabe qto tempo p as manchas da pele, desaparecerem?! Estou com 3 manchas enormes na perna:(.... Horríveis...10 dias e nada de aliviar....:(

Jeane Dalbo disse...

Adriana, pode demorar para dessaparecer. Para mim levou três meses.

Unknown disse...

Moro na fazenda e la tem enxame dessas pestes chamadas mutuca, affs o bicho terrivel...
minhas pernas estão todas manchadas, sem contar as noites q fiquei sem dormir devido as coceiras...

Unknown disse...

Nem me fale essas mutucas são umas pestes, estou com as pernas marcadas e sem contar as noitea q perdi sem dormir devido as coceiras...
affs esses insetos não são de Deus , kkkkkk

raquel disse...

Estou cheia de picadas desde o dia 31/12/2015. E até agora coçam, passei bicabornato com vinagre que ajudou um pouco, passo alcool, tomei cefalexina pois cocei tanto que machucou, passei neomicina pomada, junto com pomada polaramine, estou usando agora pomada. Fenergan ....tomei celestrat só que não vi muito resultado no alivio das coceiras, tomei também dexametasona....em comprimidos....Pode falar que sou doída....mais. está melhorando....agora de um tempo celestrat e tomo o dexametasona....minhas pernas estão melhorando mais continuo passando as duas pomadas....e ainda passo repelente em casa, pois se eu levar uma picada de pernilongo em casa....vai ser impossível não coçar...fiquei com as pernas com feridas...espero que termine logo isso....pois. se estou evitando pegar sol.
Será que alguém pode me informar se sairá as manchas? Boa sorte pessoal pois da próxima vou. Me prevenir melhor

Jeane Dalbo disse...

Raquel, acho que vc. exagerou na medicação (espero que tenha sido sob consulta médica). Com essas picadas tem ter paciência. Não dá pra querer que passe logo. Não passa, e as manchas tb. demoram para sair.

Unknown disse...

Cheguei de um camping em boraceia à dois dias,dormi em uma rede e fiquei com os pés para fora. Tomei mais de 20 picadas em um dos pés. Não senti nada porque estava alcolizado kkk.curti o dia todo normal e não senti nada, mas na hora que vim embora que fiquei com o pé relaxado, começou às coceiras e as dores, o pé inchado. Não dava pra ver os tornozelos. Resumindo, não fui trabalhar no dia seguinte, fui ao médico e tomei 20ml de anti-alérgico na veia, e comprimido prednisona também anti-alérgico durante 8dias. Da próxima, tenho que cobrir os pés kkkkk. Valeu...

FÁTIMA AMORim disse...

Santo Cristo! Fui picada nas pernas por umas 6 mutucas em dias diferentes durante o carnaval. Estou que não aguento a coceira. estou stressada, mal humorada e nem aguento ouvir vozes. Isso é uma coisa horrorosa!!! coça D+. Já passei tudo que vocês falaram ai nos comentários e ainda passei xixi, mas nada resolve; a coceira é irritante. Comungo com vcs essa peste que é a picada da mutuca e a coceira irritante. Abraços.

Unknown disse...

Compartilho com vcs o msm sentimento!! Essa mutuca é uma praga!! Levei duas picadas na perna, os mosquitos mal chegaram a picar e eu espantei!! Mas mesmo assim ficou feridas enormes!! Tenho alergia! Dor e coçeira terriveis!! Foram algumas semanas para se recuperar!! É importante evitar tomar sol nas picadas pois a pele pode ficar manchada!! Melhoras para todas as vítimas!!! Abçs!!!

Unknown disse...

Estava em uma piscina no Pantanal esperto fiquei só com a cabeça fora da água levei uma picada no rosto inchou fiquei um monstro não tem jeito...

Unknown disse...

São terríveis

Unknown disse...

Tem alguma sugestão de como elimina las ou de prevenir las alguma coisa que afaste as da pele .Ou Algo que as afaste de nossas peles !

Unknown disse...

Gente sou extremamente alérgica portanto fui atrás de soluções,usar produtos mentolados resolve para afastar,vick por exemplo,elas odeiam o cheiro.

Unknown disse...

Só posso dizer que repelente não resolve, e a coceira começa um dia depois e é insuportável. Vou procurar um médico

Nakajima disse...

O inchaço ocorre devido à coceira, pois o veneno é espalhado. O inchaço imediato à picada desaparece em poucas horas se não for coçado. pode parecer impossível, mas não coçar ajuda muito. caso a picada for nos pés ou pernas, andar muito nos primeiros dias também pode levar ao inchaço.

Unknown disse...

Eu tomei duas picadas no sitio da minha irmã,estava chovendo e fiquei de blusa o tempo todo, a nao ser na hora de dormir,que fiquei com busa de manga curta mas de edredon,sinceramente nao tenho a minima ideia em qual momento fui picada e só fiquei sabendo que era mutuca, pois minha irma ficou com varias picada teve reação alergica, e foi ao medico, e eles disseram que era mutuca.Eu só senti dor e coceira quando voltei do sitio, no dia seguinte. Faz uma semana, e a coceira nao passa!

JIM CAMPBELL disse...

Esquecem o alho: queimou p caramba!
Mas Própolis ajudou um pouquinho.
Quais deuses fizeram este bicho existir?

Anônimo disse...

Deixo meu relato:
Duas semanas atras jogando futebol levei mais de 20 picadas nas canelas e panturrilhas.
Se eu soubesse qto iria me incomodar teria desistido do jogo, e nunca mais volto neste local. Que sofrimento. Tomando dexametasona mas não descarto consultar um médico na esperança de receitar algo injetável pra ter um resultado mais rápido....Ninguém merece!!!

Anderson disse...

Deixo meu relato....
Fui pescar 27/05/2017 em um canal de Bertioga...Mesmo de blusa e de calça elas atacaram...Por mais que protegesse elas picaram....Mas posso dizer que estou tentando não coçar....E esta resolvendo,pois só de pensar e coçar já piora....E difícil,mas chego lá.Como foi pescaria não pude usar nada nas mãos ,pois afetaria o desempenho da massa,se alguém saber algo natural que possa usar nessa hora...agradeço desde já....E boa pescar,porque nenhuma mutação vai fazer eu desistir....kkkkk

Anônimo disse...

Olá boa tarde na sexta e no sábado fui picado em vários lugares da perna! Horrível a dor fica com ematomas horríveis, a coçeira não para é horrivelll
COLOQUEM ALHO AMASSADO COLOCARMA EM MINHA PERNA A COÇEIRA ALIVIOU NA HORA!

Nisy disse...

Genteeeeee, que coisa horrorosa! Eu fiz uma trilha semana passada, fui atacada por essa mutuca. Estou com as pernas melhor agora, mas foi uma dor e coceira terrível, pensei que ia morrer de dor. Melhorei usando água morna bem esperta, passei dexametasona e repelente. Mais nunca vou sem calça grossa e bota pra o mato.

Anônimo disse...

Eu sou alérgica a qualquer tipo de inseto, é o pior tipo de alergia é esse��
Nesse último fim de semana
Eu fui em um sítio e fui mordida nós dois pés
Infelizmente como minha alergia é forte, é tinha esquecido tanto o remédio de alergia quanto minha caneta de adrenalina
Os meus dois pés incharam na hora, foi horrivel
Além de ser muito doloroso coça muito ��
Ficaram dois dias inchado e no lugar onde a Mutuca mordeu
Ficou roxo��
Eu evito o máximo mato,florestas
Mas nesse dia não podia faltar o aniversário da minha dinda



Consciência e Espiritualidade disse...

Eu estava procurando por alguma dica caseira e parei aqui. Li os comentários.
Bem, eu estou morando em zona rural. Na área que estamos tem nascentes e cachoeiras.
Até aí, ótimo!
Sempre procuro pesquisar sobre remédios caseiros etc...
Só descobri que era alérgica a esse bichinho quando levei umas belas picadas.
Uma dica que sempre dá certo. Para picadas e para queimaduras
Cascas de banana.
Estou construindo aqui então imaginem. É área nativa.
Procurem não coçar. Aplique imediatamente um pedaço de casca de banana no local. Não esfreguem! Pois espalha o veneno.
Eu fico irreconhecível! Tamanho inchaço.
Levo numa sacola sempre casca de banana e esparadrapo.
Faço o curativo duas ou três vezes ao dia. A casca chupa todo o veneno.
Da mesma forma em queimaduras. É impressionante a recuperação na pele e tira a dor na hora.
Sorte 🍀 pra todos.

Unknown disse...

Não cocei, mas a vermelhidão se espalhou!

Marcos Tonelotti disse...

Fomos para Juréia SP Iguape e tive o desprazer de conhecer esta peste chamada mutuca, eu levei uma picada e nem coçando está, agora minha esposa tomou umas 40 picadas, está com uma coceira infernal e tudo inflamado na panturrilha e nos pés. Nossa amiga Andrea voltou com o tornozelo inchado. Agora passei pomada de cortisona na minha esposa e 40MG de prednisona

Eddye Oldschool disse...

Acabei de levar uma picada na mão. Já fui picado várias vezes em outros momentos. É insuportável. Elas aparecem muito aqui onde moro, no litoral sul paulista. Pomada antialérgica não resolve. Tem ir ser algo mais forte. É um médico caso tenha levado mais de 3 picadas.

Unknown disse...

Todas as férias no mês de novembro costumamos ir a Cananéia... passamos em média 4 dias. Muito bom... mas sempre me preparo para ir com repelebtes. Mas Sempre volto mordida. Alias por ser alérgica volto com ferimentos que chegam a 15cm cada mordida. Não tem o que fazer... só esperar melhorar!!!

Dombakito disse...

Normalmente sou picado pela mutuca na praia, e quando ela está picando você sente, e é fácil eliminá-la, pois ela fica parada no local. De imediato eu aperto o local que fui picado, eliminando um pouco do líquido da picada.
Depois passo um gelo para acalmar a coceira, e imediatamente uma pomada anti alérgica (uso a polaramine ou fenergan), e durante o dia até antes de dormir, passo a pomada para aliviar a coceira. E quanto a ferida provocada, depende de cada organismo, a minha vai de 10 dias à dois meses para cicatrizar.

Unknown disse...

A minha irmã disse que foi picada por uma mutuca da Fazenda.inchou foi na upa lá eles só passaram uma pomada e disse que não era nada de mais, então até ai nenhum remédio adiantou.ela resolveu ir ao um pronto Socorro que quando um médico viu a situação falou que estava um pouco grave que precisaria fazer uma pequena cirugia p retirada de carne morta que estava no local da picadA.e que a Perna dela iria ficar c um buraco feio��. Então será que foi mesmo essa mutuca que fez isso? Será que é possível acontecer o tamanho estrago?

Unknown disse...

Sou muito alérgica, normalmente vou parar no hospital, dessa vez um amigo me deu óleo de magnésio para passar nas picadas e além de aliviar as coceiras o inchaço sumiu ótimo produto

mary mari disse...

Pior que fui picada também, tomei injeção fernegan, mas como coça e dói tomara que eu não seja picada mais por essa mosca

Nice Nascimento disse...

Fui picada no sítio da minha sogra.
No dia não deu nada só coçou. Mas no outro dia muita dor e inchaço, coceira . Porém sou alérgica e o que incomoda mais é a dor , pelo menos em mim dói muito...

Oque resolve a um prazo meio longo é antialérgico... O mais é esperar ����

Unknown disse...

me chamo Van Pires. Há dois dias fui picado. Na hora nem percebi, só quando vi essa mosca enorme pousada na minha perna... como não senti nada na hora, pensei que ela só havia pousado e eu a espantei antes de me picar. Estava enganado, quando cheguei em casa já estava com coceira... dois dias depois o vermelhidão em volta da picada aumentou e a pele rígida... esse tópico me ajudou, agora sei alternativas e fico mais tranquilo...