The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 3 de dezembro de 2011

O que fazer quando for picado por mutucas/butucas inseto.

A mutuca  atacando.
A mutuca ou butuca é um inseto voraz que se alimenta de sangue normalmente animal, mas se aparecerem humanos eles não serão desprezados. Somente a fêmea suga o sangue. Os machos bonitinhos se alimentam de pólen e néctar. Tem hábito diurno ou seja 24 horas infernizando a vida alheia. A picada causa um hematoma na pele do indivíduo, além de ser dolorosa e causar cosseira. No Brasil podem ser encontradas nos períodos de calor intenso e nas regiões de restinga, mangue e praia. Locais com água são preferidos para reprodução.

As mutucas atacam mais quem está na sombra, nas horas mais quentes do dia duas horas antes do por do sol. Atacam pouco em dias nublados,e em temperaturas abaixo de 22 graus, ou seja o calor é preponderante para sua presença. Elas tem preferência por atacar o pescoço, braços e ombros, mas na prática qualquer lugar desprotegido será atacado. Eu tive um pool de ataques nas pernas. As cores fortes as atraem mais, preto, vermelho são como mel para a mutuca. Pode-se fazer armadilhas usando cores fortes para atraí-las. Mesmo o uso de repelente não impede a mutuca de atacar.


A situação da vitima.






Tive pela primeira vez o desconfortável encontro com esse inseto na Ilha de Superagui e sai de lá cheia de picadas nas pernas. Recomenda-se o uso de vinagre para abrandar a cosseira e secar as feridas. Um medicamento que usei foi antialérgico. Nome genêrico é prometazina e o comercial Fenergan. Há em forma de creme e comprimidos. Outro que usei foi Pasta D´Água (óxido de zinco) em pasta. Esse é bom pra secar feridas e evitar a cosseira. As manchas levaram pelo menos dois meses para desaparecer.

6 comentários:

Tuly disse...

Eu tbm fui picada pela Butuca ou Mutuca, a coceira é aterrorizante, inclusive de noite a coceira piora. Espero não ser mais picada por esse bichinho!!! abraço amiga!!!

Anônimo disse...

Boa noite:

Útil/importante esta matéria...
Muitos desconhecem sobre o que seja MUTUCA!
Lembro que quando criança_fui picado algumas vezes. Terrível a dor; além do susto - o que diferencia tal seria a COR VERDE.
E o pior nem seria tal consequencia (dor/sustos), e sim PROVÁVEIS DOENÇAS QUE TAL PODERIA ACARRETAR: sempre é bom ter atenção com alguns insetos.
É isso.

Valeu,
Rodrigo

http://rodrigo-arte.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acabei de voltar de superagui,e esse foi um dos motivos por ter voltado pra casa,já que estava de camping e fui um banquete pra elas.Minhas pernas estão cheias de bolhas e uma coceira que não me deixa em paz..vale lembrar que quem for pra esta ilha,se prepare,pois lá tem muuuuuuitas,como nunca tinha visto.

Anônimo disse...

Coloquem alho amassado sobre a picada. Triturem o alho até formar uma pasta. A coceira passa rapidamente.

keettuly carvalho disse...

M enviem dicas q possam m ajudar gente sao muitos ferradas pelo bumbum todo e pernas.
Socorroooooooo!!!

Jeane Dalbo disse...

Keetuly leia a texto e os comentarios há dicas de como acalmar o desconforto das picadas.