The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 4 de dezembro de 2011

Avaliação Hostel: Fuja do Quarto Dois

O Hostel Roma já foi um Hotel antigo. Preserva o mobiliária da época. Fica em Curitiba e é bem situado: em frente a uma bela praça e próximo á antiga Estação de Trem, contigua ao Shopping Estação. Tem bom ambiente, um dos maiores espaços esternos que já vi e excelente café da manhã. Os quartos em que fiquei são espaçosos e confortáveis com banheiro interno ou externo.
O hostel tem cozinha para quem queira fazer sua comida. Não há muitos utensílios disponíveis. Talvez para evitar que os hospedes sujem tudo e deixem por lá sem lavar. Há um único computador para acessar a net e ela é paga,3,00 a hora, mas tem wi-fi gratuito, portanto leve seu pc ou smartphone. Há uma sala de tv apenas com canais abertos. É o primeiro hostel onde fui até agora que tive que pagar todas as diárias no check in. Cobrar adiantado parte das diárias é legal mas tudo não sei se é permitido. Preciso verificar. 

Mas nem tudo são flores no Hostel Roma a administração é inócua na parte das reservas. Se vc. fizer sua reserva pelo site do hostel ou por email ninguém vai te enviar uma confirmação de reserva e vc. se vê obrigado a ligar para saber se seu quarto está disponível ou não. O que é incomum. Então vc. liga e somente nesse momento é que eles vão checar o email e confirmar. Ai vem o dilema: reservo por telefone correndo o risco de ouvir "Não temos vaga" ou reservo pelo site-email? Aconselho a reservar pelo site-email ou HI Hostel ou Hostel World. Ao chegar no hostel com uma cópia da sua reserva em mãos eles não poderão recusa-lo pois quem deve confirmar a reserva são eles.

Outro problema que notei no quarto coletivo feminino foi no quarto dois. Parece que é um quarto onde eles enviam as minorias: idosas, quem tem cabelo branco (meu caso), pessoas de cor, nordestinas e asiáticas,etc. Se vc. está nesse grupo certamente acabará no quarto dois e com um agravante, ou vc. não deixará suas colegas dormir ou elas não te deixarão dormir pois fatalmente alguém ali irá roncar senão todas. Se vc. está nesse grupo e tem problema com ronco reserve um quarto individual e se não ronca leve protetor auricular daqueles bem potentes pois tem gente que ronca nos últimos decibéis. Passei três noites no quarto dois a primeira eu estava bem cansada e dormi, mas no dia seguinte já não dormi e fiquei bem irritada. Pedi ao atendente da noite pra mudar de quarto, expliquei a situação e ele com uma frieza medonha disse-me que não podia abrir outro quarto pois ainda tinha cama vaga no meu. Então a insatisfação do hospede é preferível a abrir outro quarto? No dia seguinte estava decidida a procurar um hotel próximo dali que tem diárias semelhantes. mas tentei novamente pedir outro quarto. Primeiro a atendente da manhã mentiu, pq. mente-se de acordo com conveniência do negócio, ou preguiça. Depois mediante minha insistência me deixou ficar no quarto individual. Consegui passar duas noites ótimas. No quarto2 tem dois chuveiros. Sugiro testar antes de tirar a roupa pois quando fiquei lá somente um deles tinha água quente.

Quando voltei novamente para Curitiba cai no quarto dois. Pedi um quarto individual e a atendente disse que não tinha. Ok, me preparei para mais uma noite sem dormir. E não foi engano, o mesmo modus operandi no quarto dois: nordestinas, idosas, mulheres de cor e roncos, muitos roncos.

Minha sugestão se esse for o modos operandi perguntar as pessoas se elas roncam e reservar o quarto dois para esse fim: "o quarto do ronco". Ou da próxima vez que for lá posso me recusar e se eu me indignar posso processar o hostel por discriminação.

Outro item que deve ser melhorado e muito é o atendimento no balção. Funcionário deve atender bem sempre e não apenas quando estão afim ou de bom humor. Não gosta de pessoas não trabalhe com pessoas, pois lidar com pessoas é uma arte que poucos dominam.

Quanto ao problema das reservas talvez devesse haver uma pessoa cuidando desse item o tempo todo. O má gerenciamento de reservas em hospedagem é inaceitável. Não dar a mínima para os meios online é sinal de atraso. O hostel pode ser vintage, mas a administração deve ser moderna.

Outro problema é com a porta de acesso ao hostel. Depois da meia noite ela é trancada e cada vez que se precisa sair para rua ou voltar o atendente precisa ser acordado para abrir a porta. Ou muda-se a porta e coloca-se uma senha para que os hospedes entrem e saim livremente ou contata-se um segurança para ficar na porta. A maioria dos hostels tem acionamento que destrava a porta. Ou seja ela fica fechada, mas quando alguém quer entrar ela é destravada e para sair vc. mesmo abre a porta. O hostel Roma tem uma porta antiga e tirá-la seria injusto, mas poderia ser colocada outra porta de vidro em frente dessa.

Se nada disso for possível há inúmeros hoteizinhos próximos e nas ruas para dentro rumo ao centro. Faça uma pesquisa. Talvez valha mais apena ficar num quarto individual que pagar para não usufruir do quarto. Se vc. vai ficar a noite na balada e dormir de dia, ok. Mas lembre-se no hostel Roma a diária finda às 10:00 outra incoerência ou pegadinha. Vc. esquece e acaba tendo que pagar outra diária de bobeira.

Gostei muito do Hostel Roma. Ficaria nele novamente, mas se esse problema do quarto dois se repetir não vou aceitar passivamente e se não houver outro quarto vou ter que me prevenir com um plano B para ir para outro lugar caso eu me chateie de novo com o quarto dois. Tb. espero que administração treine melhor seus funcionários de balcão e que alguns itens sejam melhoradas.

Nenhum comentário: