The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cansaço da Viagem.

Antigamente eu viajava e não queria voltar. Hoje não vejo a hora de voltar pra casa. Antes não precisa planejar tanto. Era só ir, se aventurar e chegar no lugar. Abrir o mapa e escolher para onde ir. Hoje tem informação demais e fica-se confuso. Pra onde vou? Há muito mais gente viajando, os lugares são todos iguais. O peculiar de um lugar virou coisa pra turista. Não é aquilo mais o natural do lugar e sim uma tentativa de manter um passado abandonado pelos locais mas mantido para os olhos dos estrangeiros. Um teatrinho de cultura local.

Viajar cansa. Já na maratona para chegar (quanto mais longe for o lugar escolhido, mais cansativo será), e os atrasos nos meios de transporte, as greves, os engarrafamentos. Tudo piora em datas especiais e feriados. Datas que, salvo exceção, nunca saio de casa. As noites mal dormidas fora de casa, no caminho até seu destino e na volta. As roupas lavadas na pia do banheiro que cheiram a sabonete.
 
Enfim, concluo que viaja bem quem viaja com conforto. Toma taxi no aeroporto. Fica num bom hotel. Contrata passeios ou guias para auxilia-los na cidade e aproveita melhor. Mas viajar é caro e ter dinheiro sobrando para viajar com conforto é para alguns poucos sortudos. Se essa sorte ainda me alcançar talvez eu experimente outro jeito de viajar.

Nenhum comentário: