Esse fogareiro parece bem prático e leve. Chama-se espiriteira e funciona com álcool. Pode ser feito com uma latinha de cerveja. Tem vídeos que ensinam a fazer. Vendo um vídeo de como funciona percebi que estava usando do modo errado. Por isso a chama apagava. Vou testar agora dessa maneira.Esse modelo é vendido nas lojas de camping e custa em média 50,00.
Com um palito de fósforo acende mais fácil.
Não desisti da espiriteira do vídeo. Tentei de novo. Dessa vez coloquei uma bola de algodão dentro e pouco álcool. Leva um tempo pra a chama sair pelos orifícios da lateral, mas é potente e segura. Me pareceu mais segura que a espiriteira feita de latinha. Tem a tampa pra apagar o fogo. Com a latinha corre-se o risco de causar incêndio. Mas é uma opção boa porque álcool tem em qualquer canto. O cartucho de gás pode ser mais difícil de achar.
O fogareiro Apolo da Nautika tem acendimento automático. A chama é tão potente que parece que se está cozinhando no fogão de casa.
O mini fogareiro Urano da Azteq ou Jupiter da Nautika tb. tem acendimento automático e é mais leve. Porém mais frágil. Cabe na palma da mão. Esses podem ser encontrados até por 35,00. Todos usam cartucho TekGás.
Testei um mini da Coleman e não prestou. Esses mini-palma da mão são bem frageis.
Ainda prefiro usar o meu Apolo mesmo que seja um pouco mais pesado pois sei que não vai me deixar na mão.
Evite sentar sobre a mochila pois vai estragar o fogareiro caso não esteja dentro de uma embalagem resistente.
O modelo Trial tem cartucho de gás mais barato que os que usam TekGás. Todos esses modelos também podem ser encontrados na marca Azteq, Guepardo e outras marcas.
O mini fogareiro Maruri HM 166-LA tem até um sistema para proteger a chama do vento que ao mesmo tempo serve de suporte para a panela. Ideia assim só pode ser coisa da China.
Aproveitei o fogo para testar a panela e outros itens de cozinha.
Enfim, fiz também a espiriteira de latinha. Depois de muito tentar deu certo. A chama é potente e a água esquenta rápido em ambiente fechado. Mas não tinha um apoio para a panela. Gostei dessa ideia de usar uma lata (fig. ao lado) como apoio e fiz uma pra mim. Ficou mais estável que o apoio da espiriteira, só preteia mais o fundo da panela. Se for usar a espiriteira de latinha de refri tome cuidado para isolar em volta. Esse método exige mais atenção para não causar incêndio ou queimar-se.
Esses fogareiros são ótimos para camping, trilha, viagens. Se o ambiente for rarefeito (montanha acima de 2 mil metros), há outros fogareiros melhores e específicos para alpinismo.
Não esqueça de levar um cabo para pegar a panela que estará muito quente. Evite usar toalha pois ela pode pegar fogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário