The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Filme da Semana: Como Treinar seu Dragão

Momento Criança que as Crianças não Entendem.

Nos últimos anos tenho apreciado mais filmes rotulados como "para crianças". São mais bonitos. Tem sempre uma filosofia, ou pretendem ensinar algo.
Resultado de imagem para como treinar um dragao

Não sei se isso vem das fábulas ou mesmo dos bons tempos de Star Wars que tinha toda uma inspiração digamos Oriental,Zen, Budista coisa e tal. Nada tão singelo ou subliminar como os clássicos da Disney.

Às vezes acho que as crianças de hoje são tão nerds que entendem melhor Harry Potter ou O Senhor dos Aneis, Série Crepúsculo, que Pinóquio ou Kung Fu Panda.

Fui uma criança bobinha. Se isso foi um atraso na vida intelectual não sei. O que sei é que me livrou de ser uma consumista voraz.

Mas minha intuição me diz que os filmes ditos infantis são feitos para adultos. Afinal são os adultos que acompanham as crianças aos cinemas. E, é bem provável que aproveitem mais do filme que seus filhos, sobrinhos e agregados.

Quanta aos dragões eles sempre rendem boas histórias. Há tantos tipos e formas de dragão que daria pra escrever uma avalanche de livros e adaptá-los a filmes pelo resto dos tempos. Já tinha visto o livro que deu origem ao filme e até pensei em comprá-lo.

A imagem do dragão está em todas as culturas, não apenas na Oriental. Não duvidaria se houvessem lendas de dragões até no Brasil. Mas os dragões em questão são Vikings.

A história é romântica ao propor que dragões vistos como vilões são na verdade criaturas lindinhas e fofinhas. Eles só são maus, nesta história, porque não tem escolha. Há um motivo. Quando o motivo é eliminado fica tudo bem.

Claro que há muitas lições para se aprender vendo esse filme. Primeiro-Quando vc. tem compaixão de alguém e lhe poupa a vida vc. pode ser recompensado de alguma maneira inesperada.
Segundo. As aparências enganam.
Terceiro. O que parece fraco por fora pode se tornar forte por dentro. Ou quem não tem músculos caça com neurônios.
Quarto.Nem tudo é exatamente o que parece ser.
Quinto.Dar uma segunda chance a quem errou não é sinal de fraqueza.
Sexto.Um exército de dragões é mais forte que um exército de fortões.
E por fim, tudo que sobe, desce e ao descer alguma coisa se quebra.
Esqueça tudo o que vc. já sabia ou não sabia sobre dragões. vc. pode estar errado.
O filme vai provar porque. Mas é tudo ficção. Dragões não existiram nem existem exceto na imaginação de quem os inventou. E na imaginação tudo é possível.

Nenhum comentário: