The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Segredo é Comer Alimentos Frescos , Tomar Água e caminhar.

Ditado francês: Viver de pão, amor e água fresca.


Nesse livro, Mirelle Guiliano, um francesa que mudou-se para os Estados Unidos e caiu de boca no way of life americano, conta como recuperou sua forma inspirando-se no estilo de comer dos franceses. Ele precisou voltar a sua origem e dá dicas sobre o que aprendeu com essa experiência. Compara o estilo de comer dos americanos e dos franceses. Porque os americanos estão obesos nem precisa ler o livro pra saber. Porque eles só comem produtos industrializados e comem fora de casa, sem disciplina enquanto as franceses não abrem mão de produtos frescos e de qualidade, preparados com cuidado e digeridos em volta de uma mesa e não andando na rua. Comem bem, mas dividem as refeições ao longo do dia. Tomam água ao acordar e várias vezes ao dia. Depois dos italianos, os franceses são os maiores consumidores de água do mundo. Refri, nem pensar. Vinho, para os franceses, é um presente a ser apreciado com moderação. Antes o champanhe que o vinho. E ai a autora, executiva da Veuve Clicquot, faz o seu marketing pessoal. Sopas também entram nos alimentos líquidos mais apreciados pelos franceses.




Se as francesas mantém seu corpicho em forma sem exercícios (elas detestam academia e 
não são muitos chegadas a esportes) mas amam caminhadas e eventualmente andar de bicicleta. Segundo Mirelle, tudo tem a ver com a cultura de uma boa alimentação. Fazer sua própria comida seguindo o exemplo das nossas avós e mães.

Segundo ela deveríamos comer cogumelos frescos todos os dias e se possível cru, pois ao serem cozidos perdem seus nutrientes. Cogumelos tem função probiótica. Não tem gordura,açúcar, sal, e são ricos em fibras e proteínas, vitaminas do tipo B e minerais.

As francesas planejam suas refeições com tempo. Elaborando menus para a semana. Nada de deixar pra decidir na hora o que irá comer. A tentação de comer o que está a mão, mais fácil de preparar ou de sair pra comer pode falar mais alto. Parece que temos algo de francês lá em casa. Claro, mami é descendente de franceses e italianos e papi de italianos. Mas ninguém está em forma. Porque não comemos como os franceses e os italianos. É um erro comer a vontade. Enquanto tiver comida na mesa ou na panela devora-se tudo. Italianos e franceses, mesmo em casa comem pequenas porções de vários pratos e não repetem.

Resultado de imagem para japonesas nao envelhecemLivros assim acabam gerando vários clones. "As Japonesas não ficam Obesas ou Envelhecem." Ok. Elas são eternas.

Os princípios são os mesmos - Comer alimentos das estações, incorporar muitos vegetais e nunca,nunca toque em fast food.

Ambos os livros trazem receitas. Cada um de acordo com a cultura de referência:francesa ou japonesa.

Então, a fórmula é simples e antiga: Exercício moderado, comida de qualidade e não em quantidade (dividida em varias refeições ao longo do dia), e tomar líquidos não calóricos. Mais fácil que convencer uma criança a não comer porcaria. Mas se começar a educá-la desde pequena quem sabe ela não se torne um adulto obeso.

Nenhum comentário: