The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nápoles-Vesúvio-Erculano-Pompeia

Acordei cedo. Deixei a mochila para o atendente guardá-la. Comprei um café num bar que parecia não ter turistas. Pedi para pôr num copo descartável e fui tomar na estação de trem. Fui seguindo as placas que indicam a Estação Garibaldi (fica em baixo da Estação Central de Nápoles). Comprei o bilhete para Ercolano Escavi. 1,80 Eu. Se comprar ida e volta (andada e ritorno) é mais barato. Cheguei em Erculado e saí da estação. Logo à esquerda se vê uma agência que faz o transporte com vãns para o Vesúvio (10 Euros). Estava fechada. Esperei alguém aparecer e me disseram que a primeira vãn sairia às 9:00 ou quando tivesse pelo menos 7 pessoas. Me disseram para ir ali no bar tomar um café que logo voltariam. Fui andando e vi a Info Turismo. O cara me explicou como ir de ônibus circular e onde era o ponto. Me deu uma tabela com os horários e os preços, mas me disse que era mais seguro ir pela agência. Caspita! Essas info trabalham pra quem? Essa não é a segunda nem será a última vez. Melhor trazer todas as informações de casa ou consultar o Google maps que confiar em informação turistica, pelo menos no sul da Itália não funciona. O problema é que se vc. não tem sua conexão móvel vai ser caro acessar a Internet. Pelo menos no Sul da Itália parece que a tecnologia não chegou ou os italianos usam muito pouco a Internet. No hotel onde estou o custo de 30 min de acesso é 5 euros.

Fui no bar e pedi um latte machiato. Saiu mais ou menos.

Voltei na agência e depois chegou um cara e abriu a porta. Começaram a chegar pessoas. Eles iam na Info e voltavam. Mesmo esquema. Por fim já tinha sete pessoas e fomos. No grupo um casal do RJ. Eu fiquei na frente com o motorista. A estrada é estreita e sinuosa e o motorista vai buzinando para alertar quem vem no sentido contrário.

A entrada custa 6,50 Eu. A vãn espera 1:30-2:00. Dá tempo para subir e descer, mas se vc. vai de ônibus público não precisa se preocupar com o tempo. E o ônibus na volta passa por Pompéia. Melhor levar água pois uma garrafa pequena de água não custa menos de 2 euros.

O visual é muito bonito. O contraste do vulcão cinzento com as flores amarelas da vegetação e da montanha dá uma sensação de estar num lugar único.

A cratera é tão grande que não dá para ver toda. Uma vista área deve ser mais interessante.

Na volta fomos à Ercolano Scavi. Da agência dá para ir andando. Fui com os cariocas. Passamos num mercadinho para comprar água. Por falar italiano paguei 0,80 pela água. Os cariocas pagaram 1,20. Foi uma mulher que me atendeu. Aqui deve ser ao contrário da Espanha, melhor ser atendido por mulheres. Aqui os homens são os estressados.

Dá para ver as escavações do alto sem entrar no sítio. São 11 Euros em cada sitío e já tinha optado por ir à Pompeia, assim não entrei no sítio de Erculano. Os cariocas tinham um passe que permite ir a vários lugares e andar de trem e ônibus. Mas preferiram ir à Capri e ir à Pompeia no dia seguinte. Fiquei ali na entrada para comer meu sanduba aproveitando a sombra. Depois andei pela cidade.

Decidi ir à Pompeia no mesmo dia e no dia seguinte ir à Sorrento.

Na estação encontrei com os cariocas. O trem que vai à Erculano, Pompeia, Sorrento é o mesmo.

Já era quase 13:00 quando cheguei em Pompeia Scavi-Villa dei Misteri. A entrada custa 11 euros. Passei com um grupo de uma excursão e não validei o ticket. Poderia usa-lo novamente, mas não usei nem vendi para alguém :-)

Já de cara não gostei de estar no sítio. O lugar é imenso. Uma sucessão de construções que sem um preparo anterior não tem sentido ir lá. Fiquei horas rodando entre as ruelas e lugares. Vi alguns bonecos de gesso numa vitrine que seriam o que restou de alguns indivíduos mortos petrificados. Mas dentro da rocha, claro não havia mais nada orgânico, então injetaram gesso para tirar o molde.

Havia mais de 15 mil pessoas em Pompeia na noite em que o vulcão entrou em erupção. Pouco mais de 2-3mil conseguiu se evadir pelo mar. O resto sucumbiu as várias condições mortais geradas pela erupção.

Mas isso aconteceu no séc IV. Não se poderia esperar que ainda houvessem restos de indíviduos petrificados. Se existem mais dos que estão ali, estão bem guardados em algum museu.

De certa forma Pompeia seria mais interessante se houvessem mais petrificados.

Fui me cansando de caminhar naquele calor. Ainda bem que tinha água ao longo do percurso. Mas depois de algumas horas sem ver metade do lugar, desisti e fui embora.

Se vir à Pompeia faça a lição de casa antes. Ir por ir não vale a pena. Tem que entrar no clima, ler um guia, se trasportar para a época, imaginar os eventos e isso dá algum trabalho, mas a satisfação, no final, é garantida.

Nenhum comentário: