The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 2 de julho de 2009

Madri-Roma-Nápoles

A viagem de trem foi cansativa. Um garotinho relutou a dormir e muita gente mudou-se para outro vagão, carro ou comboio.

Minhas pernas pesavam por estarem paradas. Chegamos às 8:30 na Estação de Trem Chamartín.

Fui ao banheiro para trocar de roupa e estava um calor tremendo. O verão chegou pra valer.

Tomei café com leite no bar da estação, pois no aeroporto tudo é mais caro.

Dei um tempo e depois fui para o Metrô. Não prestei atenção acabei comprando um bilhete na máquina da Renfe e não do Metro.

De Chamartin fiz o mesmo percurso ao contrário. Até a estação Nuevos Ministérios(linha 10) e depois a Linha 8 Aeroporto/T4. Antes de entrar no aeroporto tem que pagar mais um bilhete de 1 Euro. Descobri que dava para fazer o check in nas máquinas automáticas no aeroporto. Mas já tinha feito online.

Meu voo para Roma pela Vueling era 13:30. A Vueling é uma low cost e por isso tem várias restrições. Entre elas à bagagem. Pode-se levar até 10 Kg de bagagem de mão sem custo adicional. Passando disso precisa pagar pelo menos 30 Euros para cada mala até 35Kg. Check in no balcão tb. paga. Dizem que é para agilizar o serviço em terra e diminuir custos. É algo do tipo self service. Vc. compra seu bilhete e faz check in online. Vai até o portão de embarque com sua mochilinha.

Só anunciam número do portão de embarque 30 min antes. Tinha a opção de ser J N L. Passei pelo raio x e fui para o portão J. Fiquei torcendo para confirmar se tivesse que ir para H teria que descer até o térreo, pegar o trenzinho. Em cima da hora. Eles teriam que me esperar.

O embarque foi tranquilo. O Avião era novo. A320. O serviço de bordo é pago. Ou seja se quiser qualquer coisa precisa pagar. Nem um copinho d´água é servido de graça. Então depois da descolagem o povo começa a desembrulhar a farofa. Eu tinha comida mas preferi deixar para comer mais tarde. Fiquei me perguntando como esse povo entrou com garrafa de água e refri. E as tais das restrições?

A vista que eu sempre sonhei ao chegar em Roma, pelo mar. Como Eneias chegou à Itália. Ali onde a Itália literalmente começou a tomar feições de uma cidade.

Fila enorme para passar pelo controle de passaporte. Escolhi a fila menor. Era um homem e na fila que tinha uma mulher estava cheio. Passei rápido. Ele nem olhou o passaporte. Agora era encontrar a saída.

Perdi algum tempo e não achei o ônibus. A moça do Info me irritou. Ela disse que não tinha ônibus do Aeroporto para Estação de Trem. Que o mais seguro seria ir de trem. Deu vontade de dizer para ela olhar para o teto e ler as indicações. Pedir para taxistas é uma ofensa à concorrência, mesmo assim na ora do aperto me esqueci desse detalhe. Bom, eu tinha que estar até às 17:40 na estação de trem e fiquei com medo de não conseguir chegar. Minha única opção foi ir de trem. Comprei o bilhete no guiché da Trenitalia e paguei 13 Eu! Um absurdo para 30Km. Paguei 12 Eu de Santiago à Madri numa viagem de 10horas e chego à Roma esse roubo. Por que não põe metrô nesse trecho? Como dizia o L. "Italiani tutti ladri!" :-)

O trem já estava saindo, mas tem de validar o ticket na maquininha amarela ao lado da via senão não entra e se entrar sem validar e pedirem o bilhete vc. paga multa de 50,00 Eu.

Depois descobri que se comprar o bilhete na máquina automática custa 11,00. Se comprar na banca de jornal 12,00.

O visual ao longo do caminho me deixou perplexa. Não era a Roma que eu queria ver. Cheia de pixações, detonada. Parecia que nada tinha sido feito desde 12 anos atrás.

E para piorar cheguei no lado povão da Estação Termini. Depois descobri que os trens alta velocidade chegam em outra área super moderna que parece um shopping center. Outro porta se abre e outra impressão fica, mas eu tinha que ficar com a pior impressão.

Esperei confirmar o binário/via de embarque. O Inter City chegou na hora. Daqui à Nápoles seriam 2 horas.

Entendi porque as cidades são no alto. Os italianos plantam na planície e moram nos montes. A planície é mais fértil e os morros menos acessíveis.

Chegamos e a ainda estava claro. Tinha as coordenadas do hotel e não foi difícil achar a rua e o número.Só foi difícil atravessar a rua. Ao chegar na porta tinha um senhor de idade entrando. Aproveitei e entrei com ele. Ele entrou num elevador antigo tipo gaiola e eu entrei junto. Ai ele colocou uma moeda eu quis sair pois não ia usufruir da comodidade que ele pagou, mas demorou para cair a ficha da situação e o senhor não gostou de me levar de carona.

No hotel não havia vaga no quarto que havia reservado e o atendente me colocou em um quarto single no primeiro dia pelo mesmo preço. Não sem reclamar. Depois tivemos uma breve discussão por que o hotel fez uma pré autorização de cobrança no cartão de crédito e na minha fatura on line aparecia como se o valor total já tivesse sido pago e o atendeste insistia que não estava pago. Eu nunca tive nenhuma experiência com pré- autorizações. Acho até que é ilegal esse tipo de operação. Paguei o valor das duas diárias certa que estava pagando duas vezes, mas ao chegar em casa verifiquei que não tinha sido cobrado. O fato é que esse incidente estragou minha estadia em Nápoles. Para piorar o clima hostil dos napolitanos me deixou deprimida. Eu não aproveitei a curta estada e certamente terei que voltar.

Tomei banho e sequer consegui comer. Demorei para dormir.

Nenhum comentário: