The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Livro: Botchan Natsume Soseki

9788574482620Susan Sontag considerava Natsume Soseki um dos melhores escritores japoneses, e junto com Machado de Assis, pouco valorizado no seu país. Mais conhecido por ser traduzido do que por ser lido no seu idioma de origem. 

Botchan, traduzido como mestre, mas não no sentido de professor e sim do senhor da casa. ou "sinhozinho", título que a ama dá a um dos filhos do patrão, o seu predileto. Este quando se forma aceita lecionar matemática numa cidade do interior. Lá ele passa pelos rituais de adaptação onde percebe que será vitima das traquinagens as quais se dedicou na sua vida escolar com os professores. 

Os alunos não o poupam de testa-lo em todos os sentidos. Cada passo que dá é registrado no quadro negro com frases que revelam o que fez durante o dia. Quando lhe cabe dormir na escola, pois ela é um internato, os alunos espalham gafanhotos no seu colchão e ele não consegue dormir. 

A cidade é tão provinciana que o faz sentir tédio pois não há nada a fazer e seus passeios parecem estar sendo vigiados. O único prazer é ir às termas para banhar-se, o que ele faz todos os dias.

Seus colegas professores não são confiáveis e logo que os conhece lhes dá nomes de acordo com características de animais ou vegetais: Porco-espinho, texugo, Abóbora verde, Camisa vermelha.

Há uma disputa por uma gueixa que faz algumas cadeiras mudarem de lugar e no fim ele se cansa de tanta hipocrisia e decide voltar para Tóquio. 

Nenhum comentário: