The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 4 de novembro de 2018

Características gráficas que não gosto/gosto nos livros

Não gosto de livro de capa dura, porque ele dificulta o manuseio, e limita a abertura do livro.
Fuca bonito na estante, mas como leio na cama não rola pra mim.

Não gosto de livros cuja capa tem o tratamento chamado soft touch. Ele consiste em uma camada de plastico fosco que dá uma sensação de veludo. Não gosto porque pega mais poeira e dá a sensação desagradável ao toque. 

Não gosto de capas na cor branca porque o branco vai ficando amarelado e sujo.

Não gosto de papel branco e a diagramação muito apertada.

Eu detesto livro com a fonte pequena, por isso eu prefiro o Ebook porque nele eu posso aumentar a fonte. 

Acho até que as lojas virtuais deveriam informar o tipo de fonte, pois as editoras o fazem no final do livro. Mas se vc. não tem como olhar o livro físico vc. não tem acesso a essa info. 

Também não gosto de notas no fim do livro. As notas precisam estar acessíveis no rodapé para consulta imediata. Mas as notas com aquela fonte miníma também não resolve.

O que eu gosto então?

Capa flexível com orelha.
Capas coloridas mas sem películas. 
Abertura 360 graus.
Fonte 12 ou mais
Diagramação espaçada.
Papel fosco, não brilhante ou que tenha reflexo
Notas de rodapé com fonte legível.


Nenhum comentário: