The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Livro: Cartas de Ernest Hemingway vol 1

Quando comprei este livro numa ponta de estoque não vi que era apenas o primeiro volume. Fui procurar saber se a Martins Fontes havia publicado outro (os) volumes, não encontrei. Então ocorreu-me olhar na Betterwordbooks. Meu Deus! Tem quatro volumes. Não tenho muita esperança que os outros três sejam traduzidos e o preço em dólar está salgado. 

Ademais, a edição traduzida tem um excesso de notas explicativas em fonte minuscula. Quando digo minuscula quero dizer que estão ali só para encher paginas e paginas e não para serem lidas. Senão a editora teria tido mais consideração com o leitor. 

Esse primeiro volume compreende à infância, adolescência e o início da vida adulta onde ele vai para a guerra como correspondente de um jornal e acaba em Paris já casado. Vê-se que o pequeno Ernest tinha uma vida bastante ativa ajudando na propriedade dos pais, caçando e pescando enquanto o pai ainda estudava medicina em N.Y, Ele sendo o único homem da casa se sentia na obrigação de assumir as tarefas, mas não se privava do que mais gostava que era caçar e pescar. Já na escola seguia sua rotina de aluno, escrevia par ao jornal da escola e outros jornais da cidade e nas férias ia pescar por rios distantes com pelo menos um amigo. Ou ia para casa dos avós. Tinha muita liberdade e muito contato com a natureza. Hábitos que procurou manter ao longo da vida, seja caçando elefantes, pessoas ou pescando merlins. Se ele matou alguém não sei dizer. pois vai depender de ler os outros volumes. Mas que ele tinha intimidade com armas isso se percebe desde os oito anos. As cartas vão formando o caráter do autor e vamos conhecendo-o muito além dos livros que escreveu. Não li muito de Hemingway, portanto, depois de ler este volume pretendo retomar a leitura de algum dos seus títulos.




The Letters of Ernest Hemingway: Volume 2, 1923-1925

The Letters of Ernest Hemingway: Volume 3, 1926-1929 (The Cambridge Edition of the Letters of Ernest Hemingway)

The Letters of Ernest Hemingway  : Volume 4, 1929-1931 (The Cambridge Edition of the Letters of Ernest Hemingway)

Nenhum comentário: