The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Livro: Zazie no metrô

Resultado de imagem para zazie no metrô

Achei essa edição da Cosac &Naify, com uma composição gráfica diferente. Todas as páginas são compostas por um cartaz dobrado ao contrário, assim o texto impresso sobre o lado limpo e o lado com a ilustração voltado para dentro. O cartaz também é usado como sobrecapa. Achei as folhas moles demais e para ler na cama, meu lugar favorito de ler ficou difícil, mas li mesmo assim.

Zazie é uma menina. Não se sabe qual sua idade, mas ela se veste como um menino, de calça jeans e é extremamente desbocada. Usa palavrões o tempo todo. Um comportamento nada convencional. Zazie é uma personagem fora da curva. A mãe matou o pai dela a machadada porque o pai abusava da menina. A mãe foi absolvida porque estava defendendo a honra da filha. Depois a mãe arranja um namorado que também tentou pegar a menina. Ai a mãe desiste do namorado porque não dá pra ficar matando todos os tarados que tentam abusar da filha. A mãe se muda para Paris e Zazie vai passar dois dias com  um tio, Gabriel, que trabalha numa boate gay onde faz um show transformista. Ele se veste de mulher e dança para divertir as pessoas. A menina pensa que o tio é gay, mesmo ele dizendo que não é. Que é só um trabalho como qualquer outro, ela insiste. O que parece é que ela não sabe o que é um tipo gay e nenhum adulto tem paciência de lhe explicar.

O que Zazie mais quer é passear e andar de metrô, mas há uma greve dos metroviários em Paris e ela fica frustrada por isso.

Algumas palavras ou expressões são escritas da maneira que as pessoas falam, Por exemplo "Kê ke ele kê?" Quem quiser conferir o original  Zazie dans le metro.

Por fim quando o metrô volta a funcionar Zazie está dormindo e passa por ele sem ver. Ela já está indo embora de Paris fugindo da polícia. 

Há um posfácio com um ensaio de Roland Barthes, caso o leitor não tenha entendido o livro.

Nenhum comentário: