The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 24 de abril de 2018

Livro: As Laranjas não são o único fruto/Oranges are not the only fruit

Resultado de imagem para lranjas não são a ínica fruta jeanette winterson


Resultado de imagem para lranjas não são a ínica fruta jeanette winterson

Não ia resenhar esse livro, que li em inglês, porque não achei em português. Mas seguindo minha premissa de só resenhar o que aparentemente não encontrei resenhado em português, então sorte das laranjas.

Esse livro é o primeiro que Jeanette Winterson escreveu, portanto, se ela não tivesse escrito outros este não seria considerado um livro de formação, de estreia. Nele ela conta sua experiencia como filha adotiva de uma mãe fanática por sua religião, uma espécie de crente cega e abobalhada que de dez palavras, dez são sobre a bíblia ou Jesus ou Deus. Aquelas pessoas que trocam de cérebro quando entram em algum culto, porque suas vidas devem ser tão vazias que enche-las com o discurso bíblico as faz feliz, mas elas se isolam do mundo e só tem vida na igreja ou na comunidade religiosa. 

A menina, Jeanete é adestrada nesse meio e repete com maestria o mesmo discurso, mas ao ir para a escola ela é repreendida quando seus trabalhos e seus projetos versam apenas sobre temas bíblicos. As profes dizem: Menina vira o disco! Não falam exatamente assim, mas vão falar com a mãe porque, dessa maneira a menina se torna impopular e ninguém suporta aquela falação de igreja fora da igreja ou do meio. 

Mesmo quando a menina se esforça para fazer um trabalho com temas não bíblicos, eles são tão acima da média que as crianças que fazem um trabalho bem simples e bobinho ganham os prêmios e os elogios. Porque ser criança é ser simples e não acima do seu tempo. Esse é o recado da escola, mas a menina não entende o que há de errado e não quer mais ir para a escola.

Na igreja ela conhece uma menina por quem passa a ter um afeto, um contato simples como segurar a mão ou abraçar, poder conversar. Para alguém tão carente de contato aquilo se torna uma obsessão e ela não para de olhar para a menina na igreja. As duas passam dias e noites juntas. Até que são descobertas e expostas na frente de todos no culto, pelo pastor. Uma verdadeira inquisição se forma. A outra  menina promete se arrepender do pecado e se isola para rezar. Jeanette resiste e depois finge também se arrepender. A menina vai embora para estudar na universidade e quando volta está prestes a casar, mas Jeanette já tem outra namorada. Também são pegas pela vigilância da igreja, mas Jeanette inventa uma história para livrar a outra menina da santa inquisição da igreja. Depois dessa última afronta inquisitória ela decide que chega de humilhação e vai embora para Liverpoll, voltando só esporadicamente a sua cidade. 

Para quem tem afinidade com religião vai ser fácil ler. Para quem não suporta o discurso bíblico vai ter que ter muita paciência porque é o livro todo nessa toada.

Por que laranjas? Porque era a única fruta que a mãe dava para a menina. Quando ela reclamava e pedia outras frutas, a mãe dizia que laranja era a única fruta que existia. 

Nenhum comentário: