The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 9 de dezembro de 2017

Veja o filme. Leia o livro- Silêncio

Resultado de imagem para silêncio filme

Silêncio é um filme difícil de se ver pela crueldade,  imposta aos cristãos, vinda do xogunato japonês. As torturas tinham o objetivo de fazer os japoneses que aderiram a nova religião a renunciem a ela. Apostasia. Mas não lhes garantia a liberdade. Alguns padres portugueses ou espanhóis  renunciaram a fé ou a crença, pois não suportaram as torturas. Mas só na aparência. Outros morreram e se tornaram mártires. Já foram canonizados pelo Papa. Muitos japoneses também morreram.

Os que renunciavam não podiam voltar para seu país de origem e deviam se tornar japoneses: vestir roupas tradicionais, o coque de samurai, ter nome japonês e herdavam nome, esposa e filhos de algum japonês morto.

Aquele que se espera que se manifeste diante das crueldades dos japoneses, mas nada diz..O silêncio de Deus é o maior desalento. Esses padres são testados até o limite da sua fé e alguns resistem e morrem outros como Judas mudam de lado, mas é por medo da morte e dos sofrimentos impostos a eles e pela dúvida na existência de Deus.

Samurais e xoguns, que tantas mortes e sofrimento causaram ao tentar impedir que o cristianismo entrasse no Japão, a ponto de fechá-lo ao comércio com a Europa mais tarde, se soubessem que só fizeram carma e nada resolveram será que ficariam felizes? Hoje o Budismo é  pouco expressivo no Japão. Mais procurado por ocidentais e turistas. O Japão é Xinto e boa parte da população se voltou para seitas evangélicos.

É sempre uma luta ilusório tentar defender o território da religião. O tempo muda tudo, mas as marcas deixadas no passado cobram seu preço. 

Resultado de imagem para silêncio livro

O livro por ser em formato de cartas é mais digerível que o filme. Imagens marcam mais. Neste caso eu preferi o livro ao filme.


Nenhum comentário: