The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Semana de arte e cultura e a censura

Tenho por hábito já há alguns anos ir a SP para uma semana de arte e cultura. Às vezes uma ou duas vezes por ano. Mas esse ano serão seis semanas.

Calhou de eu estar em Sampa na semana que a treta da hora era a censura à obras de arte consideradas ofensivas por seu conteúdo sexual. Ora , ora, vejamos. Por sorte eu cheguei na terça que é o dia free do MASP, então porque não dar uma olhada nas Expos locais para ver o que temos. Já estava no meu roteiro ir a algumas delas. Mas devido a esse fato, meu olhar foi direcionada ao tema em discussão.

Eis que no MASP praticamente só havia quadros e intervenções com peladonas e peladões. Os clássicos da renascimento até o modernismo estavam lá na expo Cavaletes de Lina Bo Bardi. Quadros, esculturas, desenhos, fotos. 

Resultado de imagem para expo 12o anos di cavalcanti pinacoteca
Di Cavalcanti
Resultado de imagem para expo masp cavaletes de lina bo bardi
MASP

Caixa Cultural

Resultado de imagem para museu da diversidade sp laerte
Museu da Diversidade-Expo Laerte

Numa das instalações havia fotos e vídeos com um casal de negros homem com homem, mulher com mulher transando. Nenhuma observação do tipo contém cenas de sexo. O que acho que deveria ter.

Já na Expo da Caixa Cultural tinha e na Pinacoteca, no Museu da Diversidade tinha: "Contém nudes".

Na Caixa Cultural o objeto de estudo era a dissecção de um boi e todas as suas partes expostas. Pintura que parece foto. Linda, mas chocante.

Nos demais salas também tinha nudes.

Na Pinacoteca, no acervo e na expo de Di Cavalcanti tinha pinturas, desenhos e esculturas de nudes.

E no Museu da Diversidade só tinha nudes. 

Acho que quem vai a museus deve estar preparado para encontrar tais cenas. Mas eu pessoalmente não lembro de mais nada do que vi. O panorama das expos é uma olhadela rápida. 

Fico com inveja de quem trabalha nas expos e tem dias, meses, para olhar e explorar cada obra com cuidado. Gente de sorte.

O fato é que os museus não põem faixa classificatória nos expos. Isso eu acho que deveria mudar. Passar a se ter mais cuidado com quem tem acesso. As escolas transitam muito nas expos. São de fato o maior publico delas. Se a criança, pré ou adolescente vai com os pais eles é que decidem, mas se vai com a escola é a escola quem decide o que ver ou não. 

Se tem alguma obra que incomoda, basta tira-la da expo, embora isso não devesse acontecer depois de ela já estar em exposição, mais antes. Provavelmente as curadorias serão mais seletivas daqui para frente. Ou enfrentarão os conservadores e reacionários ou retrocederão. Veremos.

O que se diz é que essas ações de censura são ações para capitalizar politicamente fazendo a vontade de eleitores conservadores que verão com bons olhos esse tipo de ação e se aproximarão de políticos que agem em defesa da moral e dos bons costumes. Mal sabem que são falsos e falsos moralistas de costumes. Não estão nem ai para nada disso. No fundo riem de nós por nos enganarem tão facilmente.



Nenhum comentário: