The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 14 de julho de 2017

Quando começamos a ser idosos?

Resultado de imagem para idosos

Sempre que alguém me chama de senhora fico me perguntando onde começamos a ser idosos. É pelo branqueamento do cabelo? É pela idade?

São fatores externos que não reconheço. Minha mãe fará, na segunda, 77 anos. e não aparenta essa idade. Facilmente chegará aos 90 anos sem grandes dificuldades.

Eu com 51, muitas vezes, mais quando viajo, sou vista como uma senhora, pois já tenho cabelos brancos há alguns anos.

Percebo a diferença de tratamento. Alguns me tratam bem outros parece que a presença de uma idosa de 50 anos lhes incomoda. Eu rio, porque nem de longe consideraria uma pessoa de 50 anos idosa.

Talvez de 80 anos. Quando eu chegar aos oitenta escalando montanhas, pode ser que me chamem de idosa. Pode ser que eu não me sinta assim, mas terão o direito de chamar-me de idosa porque estão presos aos padrões que aprenderam desde criança. Eu não me prendo a padrões. 

Às vezes no metro e no bus alguém levanta para me dar o lugar. São os cabelos brancos penso. Sempre nego, porque não preciso enganar ninguém com cabelos brancos, mas se estou muito cansada porque já andei muito pela cidade, eu ando quilômetros, então aceito. 

Nenhum comentário: