The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 21 de abril de 2017

Por que não temos mais Tiradentes?

Resultado de imagem para porque tiradentes morreu wikipedia

Pelo menos teríamos mais feriados. Já pensou ter um feriado em sua homenagem?
Pois é, Tiradentes não deve ter tido esse tipo de vaidade. Ele só queria se livrar dos opressores que impediam  que as pessoas fossem livres para fazer e dizer, ou escrever o que quisessem. Mas também ele viu como a Coroa portuguesa explorava as pessoas retirando as riquezas e deixando a colônia na miséria ou permitindo o enriquecimento de poucos. Ele com seus confidentes queria que o Brasil deixasse de ser colônia de Portugal. Mal sabe ele que nada mudou. Que mudar o sistema de governo não fez do Brasil um país melhor, talvez até pior. Não sou partidária da monarquia tampouco do parlamentarismo. Acho que o Brasil precisa parar de imitar os outros e encontrar um sistema que lhe seja próprio, de acordo com sua cultura.

Tiradentes foi um revolucionário e foi traído por conspiradores. Senhores de terras, mineradores e o clero estavam no grupo do qual ele participou. Ele era um dos poucos da classe pobre. Nunca entregou nenhum companheiro de luta.

"Tiradentes morreu no dia 21 de abril de 1792, executado na Praça da Lampadosa no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, ficando sua cabeça exposta em Vila Rica e seus membros espalhados em postes no caminho entre Minas e Rio de Janeiro."

Quem se habilita a ser herói nos dias de hoje?

Nenhum comentário: